quinta-feira, 8 de junho de 2017

SAC tem mais de 94 mil documentos para serem retirados pela população

Existem 94.118 documentos retidos entre as 60 unidades do SAC no estado da Bahia. Este número é fruto de um levantamento realizado em maio de 2017, e corresponde a documentos acumulados nos postos durante o ano de 2016 e os cinco primeiros meses deste ano. Para pegar os documentos o procedimento é simples. Basta comparecer na unidade SAC onde foi feita a solicitação e levar o protocolo de atendimento ou documento com foto.

 A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) lidera o ranking com 52.725 documentos "esquecidos" pelos cidadãos baianos. Em seguida vem a Carteira de Identidade, que possui 29.585 unidades, e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), com 11.808. O abandono dos documentos nos postos gera problemas operacionais e custos para o Estado, por causa do armazenamento, além de prejuízo para os cidadãos, que pagaram pelo serviço.

 Entre os 14 postos da capital e Região Metropolitana de Salvador (RMS), o SAC Bela Vista possui o maior montante de CTPS (5.323) e CNH (2.355); e o Barra é líder no acúmulo de Carteiras de Identidade (1.636). Já nas 46 unidades do interior, incluindo os Pontos Cidadão, o maior número de RG represados cabe à Teixeira de Freitas (2.148); Jequié lidera CTPS com 3 mil unidades; e Feira Centro II é a que possui mais CNH (857).

 De acordo com a diretora Operacional da Superintendência de Atendimento ao Cidadão (SAC) da Secretaria da Administração (Saeb), Carla Santiago, não há um prazo limite para que o indivíduo se dirija à devida unidade e retire o documento solicitado. Porém, a partir de 30 dias ele já é considerado como um documento represado. No caso de CTPS, o documento fica no posto até que o cidadão vá buscá-lo. A CNH é represada pelo seu tempo de validade, que são cinco anos. Já o RG, após seis meses, é incinerado.

 São emitidas, mensalmente, 88 mil carteiras de identidade por toda a rede SAC. O segundo documento mais procurado na rede é a Habilitação, que responde pela emissão de 46 mil documentos todo mês. No SAC e postos SineBahia, a emissão da primeira e segunda vias da CTPS gera um total de 19,6 mil carteiras expedidas. O documento pode ser solicitado em 12 dos 14 postos fixos da capital e RMS, além das unidades fixas lotadas no interior e dos 1.024 balcões do Sinebahia.

 No caso de CTPS, o cidadão que tiver sua carteira represada não poderá solicitar novo documento em nenhum outro local do Brasil. Para mais informações sobre os postos da Rede SAC na capital e interior, como endereços e horários de atendimento, basta acessar o site do SAC ou ligar para o 0800 071 5353 (telefone fixo) e 4020-5353 (telefone móvel). E ainda através do aplicativo SAC Mobile.

Nenhum comentário: