segunda-feira, 12 de junho de 2017

Na Colômbia, Pinheiro apresenta a Bahia a dirigentes do Virtual Educa


Representantes de países ligados à Organização dos Estados Americanos (OEA) estão reunidos em Bogotá, na Colômbia, para a 18ª edição do Virtual Educa, que começa nesta terça-feira (13) e segue até sexta (16). A Bahia será sede da próxima edição deste que é um dos maiores eventos da área no mundo. Nesta segunda (12), como parte das ações preparatórias para o 19º Virtual Educa, o secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, realizou uma apresentação para dirigentes do encontro sobre as principais características da Bahia, destacando os esforços empreendidos pelo Governo do Estado pela melhoria da educação.

 Na reunião, Pinheiro comentou sobre as dimensões territoriais da Bahia e os desafios da educação neste contexto. “A Bahia tem desafios enormes para superar. Atender a toda essa gente com banda larga, chegar às escolas com conteúdo, estabelecer um processo cada vez mais permanente de troca de informações, atender as necessidades de cada canto”, afirmou, ao acrescentar que as políticas públicas levam em conta as especificidades locais.

 “Na Bahia, é preciso entender as características de cada temática, de cada identidade, de cada cultura. É preciso entender também que cada aluno, cada cidadão, cada local desse tem que ser tratado com a mesma importância que se trata hoje os grandes centros e as pessoas que estão nas áreas de maior desenvolvimento econômico. Isto é a universalização da educação”, afirmou.

 O Virtual Educa é realizado todos os anos em um país membro da Organização dos Estados Americanos (OEA) e visa difundir projetos inovadores voltados para a área da educação. A Bahia foi escolhida para a 19ª edição por diversos fatores preponderantes, a exemplo da diversidade cultural, localização, destaque em projetos educacionais e a vinculação com a África, que pela primeira vez participará do evento.

 Participaram da reunião o secretário-geral do Virtual Educa, José María Antón, o presidente da Alianza Global Virtual Educa, Neil Parsan, o secretário geral adjunto da OEA e presidente do Conselho Diretivo de Virtual Educa, embaixador Néstor Méndez, o embaixador do Brasil na Colômbia, Júlio Bitelle e o presidente da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex), Ruben Delgado, dentre outras autoridades.

Nenhum comentário: