quarta-feira, 7 de junho de 2017

Mutirão de Cirurgias chega à região de Senhor do Bonfim


Os primeiros procedimentos da etapa de Senhor do Bonfim do Mutirão de Cirurgias foram agendados nesta quarta-feira (7), com o início das consultas. A população da região de Senhor do Bonfim, no norte baiano, que tem indicação para cirurgias de hérnias (umbilical, inguinal, epigástrica), histerectomia ou colecistectomia está sendo beneficiada. As unidades móveis com os profissionais e os equipamentos para exames pré-operatórios ficam no município, na Rua do Estádio Bonfim da Gamboa, até a próxima sexta-feira (9).

 Para ser atendido, o paciente já deve ter a indicação médica para a cirurgia e ter feito o cadastro na Secretaria de Saúde do município de residência. Caso não tenha feito o cadastro prévio, mas tenha exames laboratoriais que comprovem a necessidade de realizar uma das cirurgias oferecidas, o paciente pode se dirigir ao local das consultas pré-operatórias munido dos documentos exigidos. 

Morador de Andorinha, Acelino Ferreira da Silva agendou a cirurgia de vesícula (colecistectomia) nesta quarta-feira (7). Ele tenta fazer o procedimento há cerca de dois anos. “Eu soube que tinha esse mutirão do Governo do Estado e vim agendar. Tentava a cirurgia e não dava certo. Agora eu sei que vai dar certo. Vou realizar meu sonho”, afirmou. Além dos moradores de Andorinha e Senhor do Bonfim, esta etapa é destinada aos que residem em Antônio Gonçalves, Campo Formoso, Filadélfia, Itiúba, Jaguarari, Pindobaçu e Ponto Novo.

 As cirurgias serão realizadas Hospital Dom Antônio Monteiro, em Senhor do Bonfim, a partir do dia 29. O enfermeiro Deleon Francisco, coordenador em campo do Mutirão de Cirurgia, explica que será dado acompanhamento completo ao paciente. “Todo o fluxo de atendimento está garantido, desde a avaliação pré-operatória até as consultas depois da operação. Os pacientes ainda recebem as medicações necessárias no pós-operatório”, explica Deleon Francisco.

 O Mutirão de Cirurgias é uma iniciativa do Governo da Bahia, viabilizada pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). O prefeito de Senhor do Bonfim, Carlos Brasileiro, destaca que tem dado todo o apoio para a realização do mutirão. “É uma parceria muito tranquila. A partir do momento que esta ação é colocada para a população, temos que dar o apoio. Por mais que os municípios façam essas cirurgias, sempre há uma demanda reprimida”, comenta o prefeito.

Nenhum comentário: