segunda-feira, 5 de junho de 2017

Hemóveis recebem doadores de sangue no Salvador Shopping e em Jequié

Foto: Manu Dias/GOVBA

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) realiza campanha de coleta externa para atender os interessados em fazer doação de sangue e/ou cadastro de medula óssea através dos Hemóveis (unidades móveis). O serviço estará disponível para os candidatos na entrada principal do Salvador Shopping, no piso G1, na capital baiana, desta terça (6) a sexta (9). Em Jequié, o atendimento acontece na Praça da Bandeira, de terça (6) a quinta-feira (8). O atendimento ocorre sempre das 8h às 17h.

 A expectativa da Hemoba é reforçar o estoque estratégico para atender com segurança todos os pedidos de unidades de saúde e hospitais com serviço de urgência e emergência e que possuem agências transfusionais, além de se aproximar dos candidatos à doação que moram no interior do estado e sensibilizar a população sobre a importância das doações regulares.

 Nos dias de atendimento, os Hemóveis precisam interromper as atividades por uma hora para alimentação da equipe - o horário da pausa pode variar de acordo com o fluxo de doadores. O cadastro de doadores será encerrado assim que completar a capacidade máxima de atendimento diário.

 Como doar

 Para doar sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 quilos e ter idade entre 16 e 69 anos – menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal. É necessário estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas) e bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura. Também é preciso apresentar um documento oficial com foto (RG, carteira de trabalho, carteira de motorista ou de reservista) em bom estado de conservação.

Nenhum comentário: