sexta-feira, 30 de junho de 2017

Projeto Axé transforma vidas de crianças em vulnerabilidade social

"Eu, minhas irmãs e meus irmãos fomos para a rua muito cedo, angariar fundos para a gente conseguir sobreviver. Quando o Projeto Axé chegou para mim, eu disse: 'é a providência divina'". O depoimento de Luciana Xavier dos Santos é um reflexo das transformações provocadas pelo Projeto Axé na vida de milhares de crianças e adolescentes. Hoje, Luciana é gerente pedagógica e administrativa do projeto.

 "Eu cheguei em 97 nesta casa, com 13 anos, e escolhi fazer moda. Quando concluí o segundo grau, eu fui convidada a participar de uma escola chamada Polimodas, lá na Itália, em 2003. Eu voltei para Salvador já determinada a fazer moda. Quando estava no sexto semestre, eu fui convidada a fazer um estágio em Portugal", acrescenta Luciana.

 O educador do grupo profissionalizante em dança do Projeto Axé, Cristian Rebouças, teve uma trajetória semelhante à de Luciana. "Eu andava pelo Comércio, aqui em Salvador. Eu tinha 10 anos na época, [quando] dois educadores de rua do Projeto Axé tiveram essa proximidade comigo", comenta Cristian, que já se apresentou no Balé Teatro Castro Alves (BTCA) e também com as cantoras Daniela Mercury e Ivete Sangalo.

 O Projeto Axé promove o resgate social de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social há 27 anos em Salvador. A iniciativa funciona em locais cedidos pelo Governo do Estado, por meio do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac). "A primeira cessão de espaço físico, para colocar adequadamente as crianças, foi exatamente a do Ipac", explica o fundador e presidente do Projeto Axé, o ítalo-brasileiro Cesare de La Rocca.

 O fundador comenta ainda que "nesses 27 anos, 26,7 mil crianças, adolescentes e jovens passaram pelo Projeto Axé. As vidas transformadas são praticamente o meu salário". A iniciativa é tema de vídeo da série 'Nossa Cultura', produzida pela Secretaria de Comunicação Social da Bahia (Secom), em parceria com a Secretaria de Cultura (Secult).

Nenhum comentário: