terça-feira, 13 de junho de 2017

Ópera junina abriu festejos de São João no Centro Cultural Solar Ferrão na noite dos Namorados


O repertório tradicional do oratório de Santo Antônio, com uma roupagem de música clássica, ecoou pelas ruas do Pelourinho na noite de segunda-feira (12). Os presentes, curiosos, se reuniram em frente ao Centro Cultural Solar Ferrão para ver o Núcleo de Ópera da Bahia (NOP) executando o espetáculo ‘Oratório de Santo Antônio - Uma Ópera Junina’. A apresentação, inédita e inusitada, será repetida nesta terça (13) e quarta (14), sempre às 19h. O espetáculo traz números do cancioneiro tradicional como “A nós descei, divina luz”, “Ladainha” e “Ave Maria”, além de músicas como “São João Xangô Menino”, de Gilberto Gil.

 “Sou fã do Núcleo de Ópera da Bahia e da inventividade do maestro Aldo Brizzi. Por isso vim ver com olhos de surpresa essa nova roupagem para o Oratório de Santo Antônio, o qual eu rezo há 50 anos e conheço muito bem. Mas tenho certeza que vou me surpreender”, disse Jorge Portugal, Secretário da Cultura. “É muito bom ver como o Ipac e a Secult mantém o compromisso de valorizar as culturas populares e identitárias da Bahia. Este é um resgate muito bonito, criativo, popular como, inclusive, foi Santo Antônio. Sem contar este espaço diferenciado, por conta da arquitetura”, declarou Arany Santana, do CCPI.

 Das sacadas do Solar Ferrão, os integrantes do NOP (como a mezzosoprano Vanda Otero, o tenor Carlos Eduardo Santos, o baixo Josehr Santos e a soprano Graça Reis) e do IpaCoral são regidos pelo maestro Aldo Brizzi. “Esta é uma experiência completamente nova para todos nós, especialmente porque estamos trabalhando um repertório muito tradicional na Bahia com outro olhar. Esta noite lançamos duas novas composições minhas. Duas novas releituras para músicas tradicionais: Ave Maria e Pater Noster. Além disso, este lugar é fantástico e, com a realização desse evento, procuramos despertar também um outro olhar das pessoas para o patrimônio, valorizando-o ainda mais. Esta ópera também marca o início efetivo do nosso objetivo em parceria com o IPAC que é o de levar nossa produção musical para os espaços de cultura do Estado”, declarou.

 “A apresentação consiste no repertório tradicional do Santo Antônio em um novo olhar que passa pela música clássica e a música de invenção. O resultado é uma combinação inédita que faz destas cantigas tradicionais quase uma ópera para cantores líricos solistas, um coro e instrumentos de orquestra, que remete às sacras representações medievais que se faziam nos adros das igrejas na Europa do Sul, potencializando as emoções destas cantigas tradicionais”, complementa Graça Reis.

 Nesta terça-feira (13), com o tema da Noite Secult será “O Casamento” que terá como destaque Cortejo Afro na área externa do Solar Ferrão. Na quarta (14), a Noite do IPAC traz o tema “A Festa” e participação de quadrilha junina. O destaque fica também por conta da abertura (20h) da exposição ‘Viva São João’ que conta com obras de artistas de Cachoeira e de Salvador que dialogam com a temática junina. A mostra, que fica em cartaz até o dia 30, tem curadoria de Márcia Schlapp e Gilson Sacramento.

Nenhum comentário: