segunda-feira, 19 de junho de 2017

Ronda Maria da Penha é inaugurada em Vitória da Conquista


A Ronda Maria da Penha, serviço destinado à proteção e acompanhamento de mulheres vítimas de violência de gênero, foi implantada no município de Vitória da Conquista na manhã desta segunda-feira (19). A unidade possui 10 policiais já capacitados para atuar com o público fragilizado. A maior cidade do sudoeste baiano também ganhou uma nova sede da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE). Ambas ficam localizadas no Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep), no bairro Jurema.

 A Ronda funciona nas proximidades da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam). Esta é a quarta cidade do interior do estado a receber o serviço - já instalado em Feira de Santana, Juazeiro e Paulo Afonso. Com quase 18 anos de Polícia Militar, a capitã PM Débora Brito Nascimento Costa vai comandar a unidade especializada. "É preciso estar entregue ao trabalho e se colocar no lugar do outro para atender bem essas mulheres, que já estão fragilizadas e buscam força", explicou a PM.

 O serviço terá apoio de órgãos municipais, que vão dar continuidade ao acolhimento e prestar assistência psicológica. "Temos um elo e apoio com outras unidades que compõem a rede de combate a violência de gênero", garantiu Débora.

 Para o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, o combate à violência contra mulher deve ser constante e começa pela educação familiar. "Ensinando nossas crianças o respeito e amor ao próximo, evitamos que elas se tornem violentas em casa e que se envolvam na criminalidade", salientou Barbosa. Já secretaria estadual de Políticas para as Mulheres, Julieta Palmeira, lembrou que o machismo, ainda muito presente na sociedade e umas das principais causas deste tipo de violência, deve ser combatido.

 Sobre a inauguração da nova sede da DTE, Barbosa comentou que "a reforma e ampliação desta importante unidade de combate ao tráfico de drogas foi possível através do apoio do Conselho Comunitário de Segurança da cidade. A sociedade civil tem sido um parceiro importante na manutenção da segurança aqui em Conquista".

 Também estiveram na solenidade o subsecretário da Segurança Pública, Ary Pereira de Oliveira, o delegado-geral da Polícia Civil, Bernardino Brito Filho, o comandante-geral da PM, coronel Anselmo Brandão, e autoridades municipais.

Nenhum comentário: