quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Central de Videomonitoramento do Detran dá mais transparência à formação de condutores

   Central de Videomonitoramento do Detran dá mais transparência à formação de condutores

Como parte da programação da Semana Nacional de Trânsito, o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) inaugurou, nesta quarta-feira (20), na sede do órgão, em Salvador, a Central de Videomonitoramento para Formação de Condutores. A unidade vai acompanhar em tempo real todas as fases de aprendizado do candidato à motorista, incluindo curso teórico e prático, aula no simulador de direção e exames clínicos, com o objetivo de dar mais transparência ao processo de habilitação. “É um avanço tecnológico que qualifica o condutor e evita fraudes”, afirmou o diretor-geral do Detran, Lúcio Gomes.

 Quase 90% das autoescolas do estado já estão conectadas ao novo sistema e até o fim do ano todos os estabelecimentos credenciados ao Detran deverão oferecer a tecnologia. O dispositivo realiza a biometria do aluno e do instrutor, grava a imagem e som das aulas e transmite o desempenho dos candidatos para a Central de Videomonitoramento, onde é feito o controle do processo. "Com essa ferramenta, ficou mais fácil fiscalizar o andamento do curso. Se for notada alguma irregularidade, como ausência do aluno ou instrutor, por exemplo, a aula será bloqueada e enviada para auditoria", explicou o diretor de Habilitação do Detran, Mário Galrão.

 Para o vice-presidente do Sindicato das Autoescolas do Estado (Sindauto), Wellington Oliveira, " com essa mudança, os nossos clientes passam a cobrar mais dos instrutores, para que a carga horária do curso seja cumprida em 100%. O acompanhamento online vai se estender para as provas práticas, em breve. Em caso de dúvida ou denúncia, as imagens poderão ser disponibilizadas para que os alunos contestem a avaliação do examinador.

 Após a inauguração, o Detran entregou 50 carteiras de habilitação gratuitas aos condutores formados pela Escola Pública de Trânsito (Eptran); e 60 mototaxistas receberam os certificados de capacitação, documento obrigatório para o exercício da profissão. Durante a solenidade, houve a apresentação do grupo teatral “Trafegolândia”, com mensagens sobre responsabilidade no trânsito.

Nenhum comentário: