segunda-feira, 25 de setembro de 2017

TCA Instrumental apresenta história da música para jovens e pais

TCA instrumental apresenta "Segundas Concertantes" na escola de dança da FUNCEB.

Os alunos e pais que compareceram à Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), no Pelourinho, na tarde desta segunda-feira (25), conheceram um pouco da história da música. Os períodos Barroco, Clássico, Romântico, Moderno e Contemporâneo foram resgatados por meio do projeto ‘Segundas Concertantes’. O grupo TCA Instrumental, formado por seis músicos da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba), intercalou o repertório com explicações sobre as fases musicais.

 De acordo com o trombonista Stephan Santos Sanches, o projeto garante a inclusão do público no universo da música erudita. “Essa é uma ação itinerante de aproximação da história da música com o público. Mesclamos música com explicações em blocos. Não é comum as pessoas terem acesso a esse tipo de música, então levamos esse conhecimento a diversos órgãos públicos ligados, principalmente, à cultura”, explica.

 Instrumentos de corda, como violinos, contrabaixo, trombone e oboé, fazem o público se encantar. Criado há quatro meses, o projeto já se apresentou em lugares como o foyer do Teatro Castro Alves (TCA), Secretaria de Cultura do Estado (Secult), Fundação Cultural do Estado (Funceb) e Centro de Formação em Artes (CFA).

 “Fiquei realmente encantada com a precisão dos movimentos e, ao mesmo tempo, com a suavidade das músicas. Prende a atenção e dá uma sensação muito boa. Acredito ser muito importante para todos ter acesso a esse tipo de arte”, afirma a professora de dança moderna da Escola da Funceb, Rachel Neves.

 As apresentações são gratuitas e acontecem duas segundas-feiras por mês, sendo uma delas sempre no TCA. Para assistir basta acompanhar a programação no site do TCA e visitar o local previamente marcado.

Nenhum comentário: