quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Festival EcoArte leva música, teatro e diversidade cultural para Jacobina

O forrozeiro Targino Gondim, bandas e grupos teatrais estão entre as atrações confirmadas pelo Ponto de Cultura EcoArte Itaitu para o festival programado para movimentar o município de Jacobina, na Chapada Diamantina, entre quinta-feira (28) e domingo (1º). O evento é uma iniciativa da Associação de Ação Social e Preservação das Águas, Fauna e Flora da Chapada Norte (ASPAFF Chapada Norte), que visa a valorização da cultura regional aliada à potencialidade turística deste santuário ecológico.

 O Festival EcoArte Itaitu terá shows musicais, exposições de arte, cineclube e a culinária típica da zona rural de Jacobina, entre outras manifestações culturais. A programação será toda concentrada na Vila de Itaitu. A abertura será na quinta (28), às 18h30. Na sexta (29), as bandas SantoSou e Urmino estão entre as atrações que confirmaram presença. Ainda neste dia do festival, será lançado o documentário ‘Itaitu e Tu’, disponível na internet. Também está previsto o lançamento do livro ‘Offereço meu original como lembrança – circuito social da fotografia nos sertões da Bahia (1900-1950)’, do professor Valter de Oliveira.

 Entre os grupos teatrais presentes ao povoado de Itaitu estão o Sarau das Seis e AEC-TEA, que se apresentam no sábado (30) e no domingo (1º), respectivamente. Também no sábado (30), acontecem apresentações como as da Filarmônica 2 de Janeiro de Jacobina, Coral da Uneb, Joan Sodré, além do aguardado show de Targino Gondim.

 Na primeira edição, o festival pretende divulgar os produtos das oficinas realizadas no Ponto de Cultura, além de proporcionar entretenimento e geração de renda para a comunidade local. O evento é uma das metas do Ponto de Cultura EcoArte Itaitu, projeto contemplado por meio da parceria da Secretaria de Cultura do Estado (Secult) e Ministério da Cultura, que conta ainda com o apoio da Prefeitura de Jacobina e comércio local. O trabalho de realização do festival foi aprovado pela Diretoria de Cidadania Cultural, órgão ligado à Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult), da Secult.

Nenhum comentário: