segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Estudantes participam de simulado do Enem


Duzentos e oitenta estudantes do 3º ano do Ensino Médio e do 4º ano da Educação Profissional, do Colégio Estadual Edvaldo Brandão, localizado no bairro de Cajazeiras, em Salvador, puderam nesta segunda-feira (18) testar seus conhecimentos e vivenciar o clima da avaliação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece nos dias 5 e 12 de novembro deste ano. Por meio de um simulado, os alunos realizaram a avaliação, que contou com todas as orientações e regras exigidas, como conteúdo e formato das questões, horário de início da prova, período para a realização e documentos necessários.

 Para o estudante do 3º ano, Juan Carlos Sampaio, 17 anos, a atividade proporciona maior confiança para a realização das provas. “Gostei da experiência porque é um aprendizado para fazer a avaliação. Isto também ajuda a complementar o trabalho realizado pelos professores em sala de aula quando debatemos questões voltadas à avaliação e para a estrutura das provas”.

 Aluna do 3º ano, Cleisla Sacramento, 17, disse que o simulado deixa o candidato mais confiante. “É bom para adquirirmos experiência do que é o Enem, para que evitemos algum nervosismo desnecessário e não fiquemos perdidos na hora de responder as questões. Também podemos treinar nosso desempenho dentro do período da prova, o que é muito bom”.

 Segundo o professor de Física, Jorge Lúcio Rodrigues, as atividades de preparação do Enem continuam até a semana anterior às provas. “Além do trabalho realizado em sala de aula, onde discutimos provas anteriores, vamos analisar as respostas do simulado para percebermos a maior carência dos estudantes. A partir daí, realizaremos um aulão, em outubro, dando maior ênfase a essas questões.

A diretora da unidade escolar, Firmina Azevedo, ressaltou que o trabalho desenvolvido pela escola, na preparação para o Enem começa com os alunos do 1º ano. “No início do Ensino Médio já iniciamos algumas intervenções neste sentido, como a realização dos ‘simuladinhos’. Também fazemos as Feiras das Profissões, os simulados e aulões, que, nos últimos anos, mostram uma melhora no desempenho dos estudantes nas avaliações”.

 Plataforma Edux

 Além das ações e projetos desenvolvidos em sala de aula, a Secretaria da Educação do Estado adota outras estratégias para contribuir nesta preparação dos estudantes para o Enem, entre elas, o Módulo Edux, plataforma que disponibiliza diversos conteúdos, a exemplo de questões, vídeoaulas, simulados, chat e outros artifícios interativos. A iniciativa contempla alunos do 3º ano do Ensino Médio cadastrados na plataforma, em uma parceria entre a Secretaria da Educação com a empresa Liceu Virtual, a operadora OI e a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIieb).

 A secretaria também disponibiliza mais de cinco mil conteúdos digitais educacionais abrigados no Ambiente Educacional Web, no Portal da Educação, entre os quais estão vídeos, imagens, áudios, textos, planilhas e sequências didáticas, de diversos assuntos, que podem ser utilizados de forma gratuita por estudantes e professores.

Nenhum comentário: