quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Museus da Bahia são apresentados na Abav 2017


Os principais museus baianos estão representados na 45ª Abav Expo Internacional de Turismo, que acontece até esta sexta-feira (29), no Expo Center Norte, em São Paulo. Memorial dos Governadores, Museu da Misericórdia, Museu de Arqueologia e o Museu de Arte Sacra, ambos da Universidade Federal da Bahia (Ufba), além do Museu Eugênio Teixeira Leal, Museu de Arte de Moderna (MAM), Solar Ferrão, Museu Costa Pinto e Museu de Arte (MAB), entre outros, estão no ‘Guia de Museus’ do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac), lançado nesta quarta (27), no stand da Bahiatursa, na Abav 2017.

 “A Bahiatursa tem política ampla e inclusiva e fez questão de convidar o Ipac para expor os bens culturais, materiais e imateriais, além dos museus baianos que participam das campanhas educativas e de mobilização ‘Semana de Museus’ em maio, ‘Primavera de Museus’ em setembro, #MusEuCurto, #MusEuCuido e #MusEuVou produzidas via parceria entre o Instituto e a Secretaria de Comunicação do Estado (Secom)”, explica o diretor-geral do Ipac, João Carlos de Oliveira. Ele lembra que as campanhas começaram em 2016 e já aumentaram em 60% a frequência dos museus em Salvador.

 Na Abav, o Ipac ainda dispõe dos vídeos Rota de Museus 1 e Rota de Museus 2, produzidos também pela Secom. A apresentação dos museus baianos em São Paulo coincide com a ‘Primavera de Museus’ do Ipac, que prossegue até 21 de dezembro. O evento é internacional, sendo no Brasil coordenado pelo Ibram/MinC, congregando mais de 900 espaços museológicos e com 2,5 mil atividades.

 "Ao participarmos das campanhas internacionais, nacionais e locais, promovemos diálogos entre as instituições, reforçamos a política pública museológica e estimulamos a frequência do público com eventos e programações gratuitas”, acrescenta João Carlos.

 Acesso gratuito 

 Todos os museus do Ipac têm acesso gratuito, de terça-feira a domingo, sempre à tarde, em Salvador e interior do estado. Juntos, esses equipamentos culturais somam mais de 400 atividades gratuitas a cada mês. Além dos museus, o instituto cuida do Passeio Público e Aclamação (Campo Grande) e Praça das Artes (Pelourinho).

 Realizada pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), a Expo Internacional é a mais importante feira de turismo do Brasil. A entidade está em 26 estados, Distrito Federal, com mais de 3 mil associadas, entre agências de viagens, operadoras e consolidadoras que respondem por 80% das vendas do mercado.

Nenhum comentário: