segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Voluntárias levam crianças de creches e escolas para passeio no metrô

Projeto Mais Infância das Voluntárias Sociais leva crianças carentes de Salvador para passear de metrô e ao show de Tio Paulinho.

As Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA) promoveram, na tarde desta segunda-feira (2), um passeio pelo metrô de Salvador para um grupo de 250 crianças de creches e escolas comunitárias. Ao todo, o projeto 'Metrô da Alegria' levará duas mil crianças ao modal até o próximo dia 11. A presidente das VSBA e primeira-dama do Estado, Aline Peixoto, acompanhou o passeio com a filha Marina.

 Ao longo do percurso, as crianças aprenderam um pouco sobre cada bairro por onde o metrô passa e receberam orientações educativas sobre o transporte metroviário. Rhuan Souza, sete anos, aprendeu como se comportar dentro das estações. “Eu aprendi que não posso correr aqui dentro e devo ficar atrás da linha amarela de segurança. Também não devo jogar lixo no chão, para manter tudo limpo e bonito”.

 A ação envolve 30 creches e escolas comunitárias de Salvador assistidas pelo Mais Infância, programa das VSBA. Para a diretora da creche Capela São José, Vânia Oliveira, além da diversão, o passeio ajuda as crianças a se acostumarem com o modal. “O metro está aí e, com toda certeza, vai continuar crescendo. No futuro, são essas crianças que vão utilizar esse meio de transporte”.

 Ao fim do passeio, as crianças são levadas ao endereço das instituições a qual pertencem. O passeio é realizado entre 14h e 17h, exceto no dia 6, que acontecerá entre 9h e 12h. Parceiro da ação, o artista Tio Paulinho faz a diversão do passeio. “É muito gratificante participar de um projeto como esse, ensinando as crianças sobre o metrô. Sem dúvidas, elas vão passar essas informações para os pais e responsáveis, estimulando mais gente a andar no metrô".

 De acordo com diretor de Formação para o Trabalho das VSBA, Manoel Calazans, o objetivo da iniciativa é comemorar o mês das crianças com atividades lúdicas. “Queremos inserir essas crianças socialmente e permitir que elas tenham acesso aos bens culturais. A ideia de trens e do metrô está no imaginário de toda criança e agora, que Salvador tem um transporte como esse, que mexeu com toda a estrutura de nossa cidade, é uma grande novidade e eles curtem muito”, destaca Calazans.

Nenhum comentário: