Texto e fotos/ Luiz Tito
Um acidente ocorrido na manhã dessa segunda-feira (17) quando o motorista Jobson Bruno Marques Souza, 25 anos, estacionou o caminhão L 1620, placas JRF1662,Alcantil/ PB, carregado de produtos inflamáveis,no patio de um posto de gasolina, localizado na avenida Edaurdo Froés da Mota, no bairro do Tomba,quase se transformou em uma tragédia
O veiculo carregado de materiais explosivos, coberto por uma lona, aqueceu e logo surgiram os primeiros sinais do fogo. Anônimos acionaram o Corpo de Bombeiros, que chegou bem rapito ao local, conseguindo dominar o incêndio. Parafina e solventes, misturados a outras mercadorias não identificadas por técnicos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semmam), derramou –se no solo, causando riscos a meio ambiente.
No local, segundo Luis Americo, pessoas logo ficaram com os olhos avermelhados e dores de cabeça “ Há um produto desconhecido, exalando um forte cheiro, isso é bem nocivo a saúde”, disse.
A grande quantidade de produtos inflamáveis transportada em galões e Tonéis dificultou o combate ao fogo. As chamas não atingiram a gabine do caminhão
Segundo epecialista, o forte calor que fazia na cidade teria provocado um superaquecimento dos produtos que estavam cobertos por uma lona “ demos sorte em ter uma guanição do Corpo de Bombeiros a uns 20 metros daqui, caso contrario teriamos uma tragédia”, disse Luiz Americo,coordenador de planejamneto da Defesa Civil de Feira de Santana.
De acordo com Jobson, ao sair de São Paulo, com destino a Recife, não sabia da carga que iria transportar “ se eu soubesse que seria carga de risco, não teria feito a viajem, já que não tenho curso para carregar esse tipo de material”, informou.
Segundo o diretor de Meio Ambiente do município de Feira de Santana Roberto Dias, o transporte desse carga é totalmente irregular “. A carga saiu com uma nota fiscal que apresentava apenas códigos e foi apreendida para identificação do produto.
constatamos em oito notas fiscais, valvulas e xarope, porém, na realidade temos solvente, parafinas e outros produtos desconhecidos, “ vamos fazer um levantamento da legalidade da transportadora Unicapso,localizada em Guarulhos/SP, ela vai ser notificada, advertida e multada por causar danos ambientais na nossa região”, informou.
Uma empresa especializada em gerenciamento de residuos foi acionada para fazer a limpeza da área isolada “a nossa luta agora é para evitar que pancadas de chuvas joguem o produto no canal de drenagem pluvial e posteriormente no nosso manancial que abastece Feira de Santana .Esse terreno atingido será raspado e porteriormente terá o material incinerado”, disse o diretor de meio ambiente.
Segundo Luis Americo, a existência de vários veiculos carregados com combustiveis no pátio é pura bomba relógio, aqui teria que ter alguns brigadistas. Toda a carga que restou ficará sobre a rsponsabilidade da seguradora da transportadora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário