sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Fazemos parte da História da UNIFACS



Texto/ Alberto Peixoto.

No dia 15 de outubro de 2011 estaremos colando grau em Administração de Empresas, pela UNIFACS – Universidade Salvador, Pólo de Feira de Santana. Somos hoje pessoas mais esclarecidas com o dever de sermos também, formadores de opinião nesta luta por um Brasil melhor, mais justo, onde a cultura seja gerida com mais responsabilidade.
Grande parte das pessoas se acostuma, provavelmente por comodismo, com as regras criadas, sabe-se lá de que forma nem por que, e seguem como bois para o curral sem contestar nem pedir explicações, simplesmente seguem. Porém este comportamento não foi desenvolvido por nossa turma. A turma de ADM – UNIFACS - 2011.1, composta por 16 amigos, dos quais tenho orgulho de dizer que: “eu sou um deles”. Turma esta que se autodenominou como: “Turma das Mudanças”. E nesta trajetória realizamos diversas escolhas, e uma delas foi dar nossa contribuição, de maneira marcante, para otimizar a metodologia, a didática de ensino da UNIFACS, a primeira instituição de ensino do norte e nordeste do País, tendo em vista uma maior interação aluno/professor/tutor e pensando também nas próximas turmas.

Os momentos difíceis por que passamos em alguns semestres, nos levaram a optar em ir à busca de uma solução adequada para resolver nossos problemas. Desistir da graduação? Não, mas era uma opção muito forte e chegou a ser tomada por alguns colegas mais precipitados. Seguir em frente, na tentativa de encontrar uma solução que atendesse aos dois lados – Instituição e alunos - foi o mais sensato.
Nossa alegria é saber que também as turmas que nos sucederão, vão aproveitar das nossas escolhas, que de maneira saudável, proporcionou e vai continuar a proporcionar maior aproveitamento acadêmico.

Em um processo de aprendizado e até mesmo na vida cotidiana, é essencial que o aluno deixe de ser simplesmente um “passageiro” e se transforme em agente consciente e coerente do seu processo de vida, passando, dessa forma, a planejar como atingir seus objetivos. Para isto acontecer, foi fundamental conhecermos as alternativas existentes e ter consciência clara do nosso objetivo. Este pensamento levou a alguns relembrarem dos velhos tempos do Grêmio Estudantil.

Essa nossa conquista nos transformou em privilegiados, muito mais do que vencedores porque nascemos em um País em quê são poucos os que conseguem concluir uma faculdade. Quantos fizeram esta escolha, mas, infelizmente não conseguiram ter sucesso? Vivemos quatro anos de renuncias na tentativa de alcançar o nosso objetivo: Bacharel em Administração de Empresas. Mas, valeu a pena! Foi doloroso, exaustivo, porém hoje a felicidade e a alegria invadem todo o nosso ser, deixando transparecer em nossa face o quanto foi emocionante esta conquista! Que Deus nos abençoe e nos prepare para as próximas.

Nenhum comentário: