quarta-feira, 25 de junho de 2014

As fogueiras


Por Luiz Tito

Uma das tradições dos festejos juninos, sobretudo na noite de São João, a fogueira vem sendo vendida em alguns pontos da cidade de Feira de Santana ( a 109 Km de Salvador) a R$ 40,00. Comparando com o ano anterior, houve um acréscimo de 100%. 

 Com uma enorme fila de fogueiras localizada na Avenida Maria Quitéria, no coração da cidade, o vendedor Edmilson Pedro da Paixão, por consciência, com a chegada de nossa reportagem, fazia a sua primeira venda do dia. Segundo ele, o valor cobrado é compatível com as despesas, “pago um cortador, um vigia e o transporte, no final das contas, só sobra o dinheiro do licor”, disse sorrindo.

 Para o industrial Adão Das Silva, o peço está salgado, mas, é preciso manter a tradição dos festejos juninos. “São João sem fogueiras é o mesmo que Romeu sem Julieta”,fez a metáfora.

 * As fogueiras são utilizadas com diversos objetivos, tais como promover aquecimento, cozer alimentos, manter animais selvagens afastados, práticas de rituais religiosos, ritos pagãos, festas e divertimento.

 Já foi utilizada como método de aplicação de pena de morte. Durante os dois últimos séculos da idade média e os dois primeiros da idade moderna, tornou-se comum a aplicação de pena de morte na fogueira por crimes como heresia e bruxaria, primeiro pela Igreja Católica; depois, largamente, pelas igrejas protestantes 

No Brasil, é muito comum o acendimento de fogueiras durante as comemorações da festas juninas, sobretudo na noite de São João. Segundo a tradição católica, a fogueira tem sua origem em um trato feito pelas primas Isabel (mãe de São João Batista) e Maria (mãe de Jesus Cristo). Isabel teria mandado acender uma fogueira no topo de um monte para avisar sua prima Maria que seu filho havia nascido.

 Em Portugal também é vulgar acender fogueiras nas noites de véspera dos santos populares, onde os jovens saltam a fogueira como manda a tradição. Diz-se que quem saltar a fogueira, em número ímpar de saltos e no mínimo três vezes, fica por todo o ano protegido de todos os males.

Nenhum comentário: