segunda-feira, 16 de junho de 2014

Feira de Santana se destaca pela infraestrutura e IDH

A cidade de Feira de Santana é destaque em pesquisa nacional por ter melhorado o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) e por ficar entre as 10 melhores em infraestrutura do Brasil. A informação foi dada pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho. O IDH é levantado a cada 10 anos, analisando vários aspectos, como educação, demografia e saúde, renda, trabalho, habitação e vulnerabilidade social.
“Recentemente recebemos a informação de uma grande empresa de consultoria e divulgada pela maior revista econômica do Brasil, a Exame, que colocou Feira de Santana entre as 10 melhores cidades do Brasil. Recentemente também foram divulgadas pesquisas de Feira de Santana, em que a cidade aparece em posição de destaque”, afirmou o prefeito.
José Ronaldo informou que Feira de Santana aparece com alto índice de desenvolvimento urbano, de acordo com o Atlas de Desenvolvimento Humano no Brasil, elaborado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA e Fundação João Pinheiro. A cidade aparece com 0,712, em uma escala em que o número 1 é a pontuação máxima. O município com maior classificação é São Caetano do Sul, em São Paulo, com 8,862. O IDH de Feira de Santana ocupa a quinta posição no estado, e conforme destacou o prefeito José Ronaldo, registrou grande evolução no período entre 2001 e 2010, subindo cerca de 21%.
Em comparação com a Bahia, Feira de Santana supera o Estado no IDH geral – 0,712 contra 0,659. A cidade também está à frente em dois pontos: renda – com 0,710 contra 0,592, e longevidade – Feira está com 0,820, enquanto a pontuação estadual é de 0,775. Somente em Educação a situação modifica, com pequena margem de diferença: Bahia tem 0,624 pontos, enquanto Feira está com 0,619.
As informações são do Acorda Cidade.

Nenhum comentário: