segunda-feira, 2 de junho de 2014

Hipertensão Arterial é tema de debate em Simpósio Nacional

Profissionais e estudantes das mais diversas áreas de saúde participaram do I Simpósio Nacional de Hipertensão Arterial de Feira de Santana, realizado durante o último fim de semana. O evento, promovido pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, aconteceu no auditório do Hotel IBIS e reuniu palestrantes de diversos estados do país que discutiram a doença mais conhecida como pressão alta.

 De acordo com o cardiologista Celso Amodeo, que atua em São Paulo, mais de 300 mil mortes são registradas anualmente no Brasil, por conta de doenças cardiovasculares. “O Acidente Vascular Cerebral e o Infarto Agudo do Miocárdio são as doenças que mais matam no mundo. São números maiores que as mortes por violência, por drogas, por AIDS, ou por câncer. Então temos que correr atrás disso e mudar esse cenário, controlando melhor a pressão arterial dos nossos pacientes. Por isso é gratificante participar de eventos como esse, que possui uma programação científica densa e propicia que os doentes sejam melhor tratados com os conhecimentos adquiridos”, avaliou Amodeo.

 A importância da adoção de medidas não medicamentosas, como a melhoria da qualidade da alimentação e da atividade física para o tratamento, também foram abordadas. “A luta contra a doença e em favor da saúde não é só do médicos. Há recursos para combater a doença e preservar a saúde. Médicos e todos os profissionais da saúde precisam difundir isso e fazer chegar até a comunidade”, destacou o cardiologista Marcus Malaquias, que veio de Minas Gerais para participar do Simpósio. 

 O evento também contou com profissionais do estado da Bahia a exemplo dos cardiologistas Adriana Latado, Emerson Porto, Gustavo Feitosa, Luis Sérgio Alves e Márcio Medrado.

 A estudante de Nutrição, Tatiane Silva, afirmou que apesar de não ser estudante de medicina, não encontrou dificuldade na compreensão dos temas e acredita que o simpósio agregou conhecimento. “As palestras tinham muito embasamento científico, o que não nos deixou dúvidas. Os palestrantes também evidenciaram a importância da Nutrição e das áreas afins para o controle da hipertensão”, declarou a estudante. 

 Para o presidente da SBC-Feira de Santana, Edval Gomes, o objetivo do Simpósio foi alcançado. “O número significativo de participantes para a primeira edição nos surpreendeu positivamente, pois quanto mais estudantes e profissionais discutirem sobre o assunto, mais a sociedade tem a ganhar com o aprimoramento do tratamento da hipertensão. É preciso difundir o conhecimento e a SBC–Feira tem buscado fazer isso”, finalizou Gomes.

Nenhum comentário: