terça-feira, 7 de julho de 2015

Alerta: novos casos de hepatite detectados em Feira

No Dia Mundial de Luta Contra Hepatites Virais – 28 de julho – a Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, vai realizar ações de conscientização para a prevenção da doença, no Programa Municipal de Hepatites Virais. Somente neste ano, já foram diagnosticados 13 casos novos de Hepatite B no município.

 Durante a mobilização serão disponibilizadas vacinas contra hepatite B, teste rápido para hepatite B e C, aconselhamento, distribuição de preservativos, além de aferição da pressão arterial. O Programa Municipal está instalado na rua Barão do Rio Branco, 1.054, Centro

  As hepatites virais são consideradas doenças silenciosas, que nem sempre apresentam sintomas. Somente através de exames laboratoriais pode-se obter o diagnóstico. Elas provocam a inflamação do fígado e podem levar à cirrose e até ao câncer do órgão.

 Conforme a coordenadora do Programa Municipal, Elizabete Lopes, neste ano já foram detectados 13 novos casos da hepatite B e mais quatro casos de hepatite C. Atualmente, mais de mil pessoas recebem acompanhamento na unidade.

 “Assim que o vírus é detectado no organismo do paciente, através de exame laboratorial, ele é submetido à consulta com o enfermeiro que notifica o caso na Secretaria Municipal de Saúde e o encaminha para acompanhamento com a equipe multiprofissional”, afirma.

 ATENDIMENTO GRATUITO

 Atuam no Programa Municipal hepatologista, enfermeiro, assistente social, nutricionista, psicólogo e farmacêutico. Todo o atendimento é gratuito e os pacientes ainda recebem medicamentos.

 As hepatites virais podem ser causadas através do sexo desprotegido, da mãe para o filho durante a gravidez e no parto, na amamentação, e ao compartilhar seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates ou outros objetos cortantes sem a devida esterilização. 

 Outras formas de transmissão estão relacionadas com as condições de saneamento básico, de higiene pessoal e dos alimentos, e ao contato com o sangue de uma pessoa portadora do vírus. As hepatites afetam ambos os sexos e não escolhe idade.

Nenhum comentário: