segunda-feira, 20 de julho de 2015

Eleições para colegiado escolar começam nesta terça-feira

Os colégios da rede estadual de ensino ultimam os preparativos para a eleição do colegiado escolar, que começa nesta terça-feira (21) e prossegue até sexta (24), em Salvador e no interior. Os estudantes disputam o voto dos colegas. Professores, funcionários, pais ou responsáveis pelos alunos também irão eleger seus representantes. Os pais que se encaminharem para a votação devem apresentar o documento de identidade (RG).

 Promovida pela Secretaria da Educação do Estado, a eleição do colegiado tem por objetivo estimular o envolvimento da comunidade escolar na gestão democrática e participativa das unidades de ensino. A ação faz parte do programa Educar para Transformar – um Pacto pela Educação, que tem, entre os propósitos, a formação de uma rede de parcerias pela melhoria da qualidade da educação pública na Bahia.

 Participação 

 Colégio Estadual Alfredo Magalhães, no bairro do Rio Vermelho, na capital, as eleições ocorrem quinta-feira (23), das 8 às 20h, e vai movimentar mais de 500 alunos da unidade. “O processo mexe bastante com a escola, muito disso promovido pelas eleições de líderes de classe realizadas recentemente”, afirma a diretora da unidade, Maria do Socorro Dantas.

 De acordo com ela, os alunos estão se mostrando participativos. “Conseguimos realizar uma bem-sucedida mobilização para que os pais participem”, disse a diretora. Durante o processo, “os eleitores poderão realizar a votação, por meio de cédula, com a urna localizada no auditório”.

 Os alunos do Colégio Estadual Satélite, no bairro de Piatã, vão ser direcionados, por turma, para a votação na sala de arte. “As eleições ocorrem até 18h porque não temos o terceiro turno”, informa a diretora Benevalda Souza.

 As eleições na escola acontecem na quinta (23). “Acreditamos que teremos boa participação de todos os segmentos. O legal é que houve número maior de alunos que o limite permitido de candidatos, e isso reflete na disposição de mudança da comunidade escolar”, avalia a dirigente escolar.

Nenhum comentário: