segunda-feira, 11 de julho de 2016

Começa a VI Brasileira do Cavalo Campolina


Os melhores animais selecionados geneticamente do circuito nacional estão presentes em Feira de Santana durante a VI Brasileira do Cavalo Campolina. É o maior evento itinerante do gênero, realizado simultaneamente com o III Portal da Marcha e do Leite, desde este domingo, 10, até o próximo dia 17, no Parque de Exposição João Martins da Silva.

 Durante o evento estão em exposição 296 equinos da raça Campolina Marchador, dentre dezenas de campeões em competições de destaque no cenário nacional. São animais vindos de Alagoas, Pernambuco, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal, além de várias cidades baianas.

 Além dos equinos, a exposição ainda reúne mais 86 animais das raças Jumento Pêga e muares de vários estados da federação. Também a presença de dezenas de gados leiteiros da raça Girolando.

 O coordenador do evento e vice-presidente da ACCCB, Nilton Oliveira dos Anjos, revela que durante a mostra estarão em exposição cerca de 50 campeões nacionais da raça Campolina. “Sem dúvida é um dos maiores e mais importantes eventos do gênero no cenário nacional”, avaliou.

 Membro da coordenação, Lúcia Miranda observa a importância da promoção do evento em Feira de Santana, refletindo a força do agronegócio, em especial a criação de equinos da raça Campolina. “É uma das atividades comerciais que mais empregam no país, superando inclusive as montadoras de veículos”, comparou.

 Para os criadores, o evento ganha ainda mais força a cada ano. “Estamos confiantes da importância deste evento, tanto que trouxemos 15 animais Campolina, sendo 12 para julgamento em pista e mais 3 para leilão, vindos do Haras JHR, de Minas Gerais”, afirmou o criador Milton Passos.

 A expectativa é de que o evento reúna mais de 300 animais da raça campolina, além de uma centena de bovinos e também jumentos pegas e os tradicionais muares.

 O evento prossegue até o próximo domingo, 17. No sábado, 16, serão realizados o leilão de cavalo campolina, a partir das 13hs, com 42 lotes em até 62 vezes, com financiamento próprio, e o leilão de gado leiteiro girolando, a partir das 19hs. E no domingo, 17, julgamento de jumentos pegas e muares.

Nenhum comentário: