segunda-feira, 25 de julho de 2016

Não às drogas, à violência e ao bullying

foto

Crianças dizendo não às drogas, à violência e ao bullying. É este o principal fundamento do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência - Proerd, que na tarde desta sexta-feira, 22, certificou mais de 400 estudantes da Rede Municipal de Ensino após meses de formação. A solenidade de formatura aconteceu na Igreja Assembleia de Deus Cristianismo sem Fronteiras (antigo MegaFest), localizada na avenida Maria Quitéria.

 Animados, os alunos de onze escolas estiveram presentes à cerimônia, que reafirmou questões importantes abordadas durante o programa. Estudantes e policiais militares, colaboradores do projeto, foram homenageados. Esta é a terceira turma das escolas municipais certificadas pelo Proerd.

 A solenidade contou também com a distribuição de prêmios. Os estudantes produziram redações sobre as experiências desenvolvidas no programa e os autores dos melhores textos de cada escola foram premiados com bicicletas ou tablets.

 A Escola Municipal João Paulo II, que fica no bairro Queimadinha, formou a terceira turma. “É muito interessante, pois nossos alunos têm a oportunidade de desmitificar as ações da polícia, veem que os policiais não apenas lidam com conflitos, mas têm também um trabalho educativo. Esta é uma parceria importante”, garante Ana Célia Dantas Tanure, diretora da escola.

 “Eu não sabia muito sobre drogas, só sabia que não podia usar. Depois do programa, eu entendo muitas coisas, os efeitos que cada uma tem, os seus perigos, etc. Foi muito bom”, conta a estudante Luna Jesus Almeida, de apenas dez anos.

 A importância de combater o bullying nas escolas foi reforçada pelo soldado Herbson. “Todas as turmas assinaram um termo de compromisso contra o bullying. É necessário que os alunos entendam que devemos evitar, por um lado, ser alvos e, por outro, ser agressores. Uma escola sem bullying é uma escola com mais harmonia e respeito”, relata.

 Estiveram presentes à certificação diversas autoridades da Polícia Militar, dentre as quais, o tenente coronel Francisco César Cunha Bonfim, coordenador executivo estadual do Proerd; e o major Carivaldo Melo Neto, comandante da 66ª Companhia; a chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Educação, professora Ana Paula Soto que representou a secretária da pasta, Jayana Ribeiro; e o secretário de Transporte e Trânsito, Pedro Boaventura.

 “Essa parceria é muito importante para as escolas municipais, pois envolve a conscientização das crianças e dos adolescentes sobre um tema bastante preocupante para a sociedade. É sempre bom promover e valorizar a paz nas escolas”, destacou Paula Soto.

 “Eu ainda não tive a oportunidade, mas quero muito poder ajudar alguém com tudo que aprendi. As coisas que sabemos agora, depois da formação do Proerd, devem ser divulgadas para outras pessoas também”, defende a estudante Emily de Souza, de onze anos, da Escola Municipal Maria Antônia da Costa.

Nenhum comentário: