quinta-feira, 21 de julho de 2016

Saúde registra significativa redução de casos da tríplice epidemia

foto

No primeiro semestre, a Secretaria de Saúde de Feira de Santana registrou sensível redução nos casos da tríplice epidemia (dengue, chikungunya e zika virus), as doenças transmitidas pelo mosquito aedes aegypti, quando comparado com o mesmo período do ano passado.

 Os casos confirmados de chikungunya foram 273, que representam apenas 6,6% dos diagnósticos de 2015, quando 4.110 pessoas foram acometidas pela doença.

 A contaminação pelo zika vírus foi reduzida em quase 85%. Neste ano, os casos chegaram a 226, contra 1.528 registrados entre janeiro e junho de 2015.

 No ano passado, a quantidade de pessoas que pegaram dengue nos primeiros seis meses chegou a 719. Mas neste ano este número caiu para 373, uma redução quase pela metade.

 Se somados todos os casos da tríplice epidemia, a redução chega a quase 90%. Os números positivos mostram o empenho dos cidadãos em participar ativamente de campanhas ou promover iniciativas próprias no combate ao inseto.

 Atitudes preventivas simples, como não deixar lixo acumulado, limpar calhas, observar se garrafas estão empilhadas com a boca para baixo ou tampar tanques, impedem que o aedes se reproduza.

Nenhum comentário: