quarta-feira, 13 de julho de 2016

VI Brasileira do Cavalo Campolina traz campeões a Feira de Santana


Animais campeões no circuito nacional, selecionados geneticamente, são as grandes estrelas da VI Brasileira do Cavalo Campolina, realizada até o próximo domingo, 17, no Parque de Exposição João Martins da Silva, em Feira de Santana. O evento ocorre em paralelo ao Portal da Marcha e do Leite, reunindo 296 equinos para concurso e ranqueamento em pista e também o grande leilão, que ocorre no próximo sábado, 16, a partir das 13hs, com financiamento direto do criador.

 Durante toda a semana, os equinos estão indo a pista para disputar o ranqueamento. A iniciativa de avaliação técnica dos animais através de especialistas de destaque nacional agrega valor aos animais, estimulando maior interesse para formação de plantéis de animais selecionados.

 A VI Brasileira do Cavalo Campolina é itinerante e está sendo realizada em Feira de Santana em paralelo ao III Portal da Marcha e do Leite. Além dos equinos, o evento ainda traz para o Parque de Exposição gado leiteiro da raça Girolando, que também será colocado à disposição dos criadores, tanto em venda direta como através dos leilões.

 Os equinos da raça Campolina vêm de Alagoas, Pernambuco, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal, além de várias cidades baianas, reunindo alguns dos principais criadores desta raça de cavalos no país.

 O evento ainda oferece Jumento Pêga e muares, presenças marcantes desde o primeiro ano de promoção do evento, há três anos. Estes animais também estarão em pista para julgamento e ranqueamento.

 Vice-presidente da Associação de Criadores de Cavalo Campolina da Bahia (ACCCB), Nilton Oliveira dos Anjos, ressalta a importância da inciativa para projeção da raça no cenário nacional. A Bahia é destaque dentre os principais estados criadores de Campolina, sendo que Feira de Santana desponta como uma das cidades polo dos criadores.

 Com seis equinos presentes durante a VI Brasileira do Cavalo Campolina, o criador Getúlio Félix, do Haras Água Santana, município de Barbacena, em Minas Gerais, frisou o sucesso do evento. “É uma mostra espetacular, principalmente por estarem presentes os principais criadores do Brasil. Além disso, o pessoal de Feira de Santana vem promovendo uma receptividade bastante calorosa”, afirmou.

 Na manhã desta quarta-feira, 13, a égua Xalita da Água Santa, de 2 anos e meio, que já era campeã potra jovem do nacional, agora conquistou também a condição de campeã brasileira.

Nenhum comentário: