quarta-feira, 13 de julho de 2016

Discutidas estratégias para homens buscarem serviços de saúde


Enfermeiros das unidades de atenção básica da saúde da rede municipal de Feira de Santana estão capacitados para despertarem nos homens o interesse por hábitos de prevenção na saúde. A questão foi discutida na manhã desta quarta-feira, 13, durante palestra no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), marcando antecipadamente o Dia do Homem, comemorado oficialmente na próxima sexta-feira, 15.

 A enfermeira Gabriela Muniz, coordenadora da Referência à Saúde do Homem, ressalta a importância da iniciativa visando mudar a cultura de desinteresse dos homens em buscar as unidades de saúde para a prevenção. “Realizamos estudos para sabermos o motivo da dificuldade do homem ir buscar os serviços de saúde. Muitos têm idéia equivocada de que quem cuida preventivamente da saúde são só as mulheres. Outros afirmam que o horário de trabalho dificulta o acesso. Por isso estamos nos preparando para oferecermos serviços de atendimento aos homens também à noite”, informou.

 A questão foi apresentada e discutida pelo enfermeiro Ânderson Reis, especializado em Saúde do Homem. Ele identificou problemas mais comuns enfrentados pelos homens e a partir daí foram criados eixos temáticos para discussão, com ênfases em saúde sexual e reprodutiva, promoção à saúde, questão de paternidade e acolhimento.

Nenhum comentário: