quarta-feira, 27 de julho de 2016

Fieis reverenciam Senhora Santana

foto

A cerimônia de saída das imagens dos santos durou quase uma hora. Algumas delas centenárias, como a procissão que encerra as festividades que homenagearam Senhora Santana, padroeira de Feira de Santana, que aconteceu na tarde desta terça-feira, 26. Mais de cem mil pessoas, vindas de várias cidades, participaram do evento religioso.

 Mais de 50 imagens participaram da procissão, que sai da catedral metropolitana, passa pela rua monsenhor Mário Pessoa, avenidas Senhor dos Passos e Getúlio Vargas e a rua Conselheiro Franco.

 É uma demonstração de tradição e fé católica, dada a quantidade de santos que da procissão participou. Algumas são centenárias, como a de Nossa Senhora dos Remédios da Gamaleira, datada do século XVII e de São Domingos de Gusmão, do mesmo período. A imagem de Senhora Santana teria a idade da festa, iniciada pelo casal Domingos Barbosa de Araújo e Ana Brandão.

 O arcebispo dom Zanoni, que participou da procissão pela primeira vez, afirmou que ficou surpreso com a participação dos fieis. “É a verdadeira expressão da religiosidade dos feirenses e visitantes e uma presença sifnificativa. A manifestação é importante e mostra a tradição e a cultura local”.

 A dona de casa Celina dos Santos, como muitas outras pessoas, fez o percurso com os pés descalços. “Tirei o sapato em agradecimento a uma graça atendida. Tenho muita fé em Senhora Santana”. Afirmou que participa da procissão há mais de 50 anos. “Nunca faltei uma sequer. Isso é muito bom para o espírito da gente”.

Nenhum comentário: