quinta-feira, 28 de julho de 2016

Dia de Luta contra Hepatites Virais

foto

As hepatites virais são consideradas doenças silenciosas, que provocam a inflamação do fígado, e podem levar à cirrose e até ao câncer do órgão. Somente através de exames laboratoriais pode-se obter o diagnóstico. Em Feira de Santana 179 pessoas estão em tratamento no Programa Municipal de Hepatites Virais. Somente de abril a junho, 14 pessoas foram diagnosticadas com hepatite B e outras 14 com hepatite C.

 Nesta quinta-feira, 28 de julho, Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, o programa municipal disponibilizou para toda a comunidade o teste rápido para as hepatites B e C, vacinas, palestras e orientações sobre a doença.

 No Programa Municipal, que é referência, os pacientes dispõem de uma equipe multidisciplinar composta de bioquímico, hepatologista, psicólogo, nutricionista, enfermeiro, assistente social e técnico de enfermagem. O tratamento é gratuito. No equipamento mantido pela Secretaria Municipal de Saúde são disponibilizados consultas, medicamentos e exames.

 O enfermeiro Matheus Farias afirma que diagnóstico precoce é a melhor forma para iniciar o tratamento e evitar complicações da doença. Segundo ele, a hepatite B é transmitida em contato com o sangue da doente ou através da relação sexual desprotegida. Já a hepatite C é transmitida somente em contato com o sangue de outra pessoa. “Como é uma doença silenciosa, somente os exames de rotina podem indicar alguma alteração no sangue”, diz.

 O enfermeiro ressalta que a unidade funciona como polo de medicação assistida - é primeiro do interior da Bahia - evitando assim erros de administração e perdas de dosagem. A sede do Programa Municipal de Hepatites Virais está instalada na rua Barão do Rio Branco, 1.054, Centro.

Nenhum comentário: