quinta-feira, 1 de junho de 2017

Paraguassu Feira de Impressos chega ao Palacete das Artes

O Recôncavo baiano é um dos mais antigos territórios ocupados do estado. Sua memória gráfica é uma entre suas tantas riquezas. Nos municípios de Cachoeira e São Félix, por exemplo, existem e resistem uma série de antigas prensas e tipografias. Em gráficas locais, foram rodados muitos exemplares como os do Correio de São Félix, entre muitos outros jornais extintos. Em litografia, os rótulos dos Charutos Dannemann.

 Adentrar pelas memórias dessa Bahia rica e pulsante é o que pretende o projeto Baía Gráfica, que tem apoio do Governo do Estado, por meio do Fundo de Cultura da Bahia, e prevê a realização da Paraguassu ~ Feira de Impressos, em Salvador, além da produção do documentário Baía Gráfica e da publicação Ympressos Paraguassu.

 A Paraguassu Feira de Impressos é o braço de rio, o leito de encontros e experimentações do projeto e acontece desta sexta-feira a domingo (2 a 4), no Palacete das Artes, no bairro da Graça, em Salvador, reunindo mais de 60 expositores, entre artistas, editores independentes, coletivos e editoras de várias partes do Brasil e do exterior. Os trabalhos têm temas, formatos e conceitos diversos. A curadoria é dos artistas Flávio Oliveira, Laura Castro e Tiago Ribeiro, integrantes do Coletivo Sociedade da Prensa, realizadores do projeto.

 Oficinas artísticas, performances, lançamento de livros e atividades infantis marcam a programação do evento. O Ateliê Aberto é outro destaque da programação - durante três dias artistas convidados de diversos cantos do Brasil estarão compartilhando técnicas e processos criativos em um contexto de experimentações e criações efêmeras. A conversa será aberta ao público, com vagas limitadas e inscrições no dia do evento. Destaque também para a exposição ‘Processos de Alivio en Papel’, da Prensa la Libertad, de Buenos Aires (Argentina), que comemora o aniversário de 9 anos no evento. Saiba mais no site da Secretaria de Cultura do Estado (Secult).

Nenhum comentário: