segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Jovens que atuam na SDR pelo Primeiro Emprego e Partiu Estágio avaliam o andamento dos programas


Os jovens que atuam na Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), pelos Programas Partiu Estágio e Primeiro Emprego, se reuniram, nesta segunda-feira (6), no auditório da Secretaria de Planejamento (Seplan), para trocar experiências, monitorar e avaliar as atividades que estão desenvolvendo no dia a dia da secretaria.

 Entre a capital e o interior do estado, 110 jovens trabalham na SDR, por meio dos programas, sendo 70 do Primeiro Emprego e 40 do Partiu Estágio. A diretora-geral da SDR, Ila Baraúna, recebeu os jovens e reafirmou o compromisso do Governo do Estado em garantir oportunidade de trabalho aos estudantes que desejam colocar em prática os conhecimentos adquiridos via curso técnico ou durante a graduação superior.

 “Esses encontros são importantes para sabermos como eles estão desenvolvendo as tarefas pela qual foram contratados. Pactuamos que nós não somos somente profissionais, somos agentes sociais que interferimos no processo de construção do meio. Assim, combinamos de nos encontrar uma vez por mês e debatermos temas relevantes, escolhidos pelos participantes dos programas”, afirmou Ila. 

Graduando em Sistema de Informação, Danilo dos Santos entrou na SDR por meio do Partiu Estágio e disse que a nova experiência tem servido para aprimorar o aprendizado: “Trabalhar aqui é bastante interessante, pois posso colocar em prática a teoria que vejo na faculdade”, resumiu o jovem que trabalha na área de Assessoria de Planejamento e Gestão (APG/SDR).

 Já Lorena Silva, técnica em zootecnia, é do Primeiro Emprego e ressaltou que o programa “é uma chance ótima, pois temos oportunidade de aprender mais”. Sobre os planos futuros, a jovem, que trabalha na Coordenação Executiva de Pesquisa, Inovação e Extensão Tecnológica (Cepex/SDR), salientou que pretende “fazer faculdade na área de zootecnia e seguir carreira”. 

Sobre os programas: 

 O Primeiro Emprego é uma ação social de combate ao desemprego dos jovens, promovido pelo Governo do Estado para inserir egressos e estudantes da Educação Profissional no mercado de trabalho, além de estimular maior dedicação na sala de aula, justamente por contemplar aqueles com melhores resultados.

 O programa Partiu Estágio é voltado para universitários de instituições estaduais, federais e particulares situadas na Bahia, regularmente matriculados em curso presencial e que tenham concluído pelo menos 50% da graduação.

Nenhum comentário: