quarta-feira, 13 de julho de 2011
Governo e Prefeitura irão definir local do novo distrito industrial de Feira
O Governo do Estado, através da Bahiagás, vai realizar o mapeamento da área onde será implantado o novo distrito industrial de Feira de Santana. O anúncio foi feito ontem terça-feira (12) pelo secretário da Indústria, Comércio e Mineração, James Correia, em reunião com o prefeito de Feira de Santana, Tarcízio Pimenta, o presidente da Bahiagás, Davidson Magalhães, os deputados estaduais Zé Neto, Graça Pimenta e José de Arimatéia, o diretor do Centro Industrial Subaé, José Mercês Neto, o presidente da Câmara de Vereadores de Feira, Antonio Francisco Neto, vereadores, empresários e os secretários municipais da Fazenda, Planejamento e Desenvolvimento Econômico.
Para Correia, a expansão do CIS parece ser inviável do ponto de vista econômico e ambiental. “Pelo menos no que diz respeito a grandes projetos industriais nos terrenos às margens da BR-324, que estão muito caros. Como o Governo do Estado vai desapropriá-los por milhões de reais e repassá-los a preços subsidiados às indústrias? Hoje, as regras para a concessão de terras públicas são bem mais rígidas, por determinação do Ministério Público e da Procuradoria Geral do Estado. Além disso, a ocupação desordenada da áreas no entorno do CIS tornou-se um grande problema. Em um futuro embate entre as indústrias e os moradores, quem vai sair perdendo?”.
Outro ponto debatido na reunião foi a conservação da estrutura do CIS. O prefeito Tarcízio Pimenta se comprometeu a fazer a limpeza, a coleta do lixo e a manutenção da iluminação do distrito, enquanto o Governo do Estado vai assegurar a recuperação das estradas e acessos. O Centro Industrial Subaé não arrecada nenhuma taxa para manutenção do distrito, ao contrário da Prefeitura, que ganha com o IPTU, taxas e o correspondente repasse do ICMS das empresas ali instaladas.
O CIS na última década, seu crescimento alcançou a marca de 350%, concentrando 150 indústrias de pequeno, médio e grande porte. O desenvolvimento gerado representa 10 mil empregos diretos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário