sexta-feira, 29 de julho de 2011

Incentivo ao turismo em Feira de Santana


A inclusão de Feira de Santana no Programa Regional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), que abrange 20 estados brasileiros, foi defendida pelo secretário Nacional de Turismo, Colbert Martins da Silva Filho, nesta sexta-feira (29), durante o I Fórum Regional de Turismo, promovido pela Associação Comercial e Empresarial. O evento reuniu representantes do Ministério do Turismo, da Caixa Econômica Federal e do Governo Municipal, para políticas para o setor.
Durante as debates, foram sugeridas ações de incentivo para promover o turismo no município. O diretor de Investimentos da Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil (ADIT), André Menezes, assegurou que “existem muitos recursos para investimentos no Brasil que podem beneficiar o setor de turismo”. O que está faltando, conforme ressaltou, é a implantação de políticas específicas nos municípios e, consequentemente, a elaboração de projetos.
O gerente regional da Caixa Econômica Federal, José Gilberto Reis, focou a sua apresentação na área financeira, mostrando de onde vêm os recursos e a atuação da CEF no setor do turismo. “A Caixa participa do Conselho Nacional de Turismo e por isso estamos inseridos nesse contexto”, disse. “Temos produtos voltados para a Copa de 2014 com juros acessíveis para ajudar as empresas a se prepararem para receber esses turistas”, informou.
A criação do roteiro e do guia turístico de Feira de Santana foi um passo importante para incrementar o turismo comercial, segundo o secretário Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Magno Felzemburg. Ele lembrou que o guia Visite Feira foi elaborado pela prefeitura em parceria com os empresários. Até então, conforme frisou, não havia nenhum levantamento documentado do que era importante para a cidade.
“Precisamos ter coragem de trazer para a cidade boas iniciativas”, afirmou o presidente da ACEFS, Armando Sampaio, ao avaliar o resultado positivo do Fórum, que não se constitui em ato político, “mas uma iniciativa visando contribuir com o crescimento da cidade”, como destacou. Também participaram do evento o secretário municipal de Planejamento, Carlos Brito, e o vice-presidente de Pessoa Jurídica da Caixa Econômica Federal, ex-ministro da Integração Nacional Geddel Vieira Lima, lideranças políticas e empresariais.

Nenhum comentário: