sexta-feira, 17 de agosto de 2012

LER TODOS OS DIAS



No Brasil se lê, em média, 1,3 livro por ano. Nos EUA, 11; na França, 7; e na Argentina, 3,2. Há em nosso país 2.980 livrarias, uma para cada 64 mil habitantes. A Unesco considera razoável uma livraria para cada 10 mil habitantes. O Brasil só sairá do desemprego e da miséria quando as novas gerações forem viciadas em livros.

O GRANDE perigo, hoje, é ver crianças, adolescentes e jovens “seqüestrados” intelectualmente pela hipnose televisiva de baixa qualidade ou navegando à deriva na Internet. No caso da TV, há o risco de abdicarem da própria imaginação em prol das fantasias projetadas no monitor. Na adolescência e juventude, poderão buscar suprir a carência através das drogas.

NINGUÉM nasce leitor ou leitora. O aprendizado da leitura é um longo processo de capacitação e de contato com os livros, jornais e revistas. Ler nunca é uma atividade meramente passiva. Durante a leitura, a pessoa se envolve com personagens, lugares, idéias e crenças. A leitura é tão decisiva e tão importante que os regimes ditatoriais proibiram livros, queimaram revistas e censuraram jornais.

A LEITURA diária de jornais, também, é um bom hábito para manter-se informado sobre o que ocorre no mundo inteiro. Hoje, mais do que antigamente, estar bem informado é muito importante. Como o trabalho mental tende a superar o manual, a leitura torna-se essencial. A pessoa que lê tem mais conhecimentos, viaja sem sair do lugar, adquire uma visão mais profunda dos fatos e da vida.

É PRECISO ler sempre. Se queremos que os filhos leiam, os pais tenham o hábito da leitura. Se queremos que os alunos leiam, os professores demonstrem conhecimentos novos e críticos a partir da leitura. Portanto, a leitura não é uma obrigação impositiva dos pais para os filhos e dos professores para os alunos. A leitura é um incentivo prazeroso, uma busca contínua, uma conquista permanente.

VOCE pode gostar de ver televisão, Internet, cinema ou qualquer outro meio moderno de informação, mas não esqueça que à verdadeira ciência está nas páginas dos livros. Quem lê sabe escrever. Não esqueça nunca de ter a seu lado um bom livro. Um bom livro é sempre um grande amigo que está ao seu lado para orientar, encorajar e conduzir pelos caminhos da realização humana, familiar e cristã.

Itamar Vian
Arcebispo Metropolitano
di.vianfs@ig.com.br

Nenhum comentário: