Terminam nesta quinta-feira (9) as inscrições para os aulões do Enem, oferecidos pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia a estudantes do 3ª ano do ensino médio e do 4ª ano da Educação Profissional Integrada da rede estadual. As inscrições estão disponíveis no Portal da Educação, mediante o número de matrícula.
Todas as Diretorias Regionais de Educação receberão a série completa de Aulões Enem gravada em DVD. As gravações em vídeo também serão exibidas pela TV Educativa e ficarão disponíveis no Portal da Educação.
Os aulões do Enem são realizados em Salvador e 11 municípios baianos, além de serem transmitidos, em tempo real, por meio de videoconferência, para as Diretorias Regionais da Educação (Direc) do Estado. Para assistir os aulões por videoconferência, a inscrição deve ser feita na própria Direc, caso o estudante não esteja na capital ou em um dos 11 municípios relacionados para sediar as turmas presenciais.
O estudante inscrito tem o direito a assistir uma série de 16 aulões interdisciplinares com foco nos 32 temas abordados pelo Enem nas áreas de matemática, linguagem, ciências humanas e ciências da natureza. O primeiro aulão foi realizado no último sábado (4), na capital e no interior do estado.
Organização
“Esperamos que mais alunos se inscrevam e continuem a participar dos aulões do Enem para enfrentar melhor a prova”, convida o subsecretário da Educação, Aderbal de Castro. Ele ressalta que “a organização dos conteúdos é semelhante à forma como são cobrados no Enem, e os professores ainda dão dicas importantes que fazem muita diferença. É um momento que complementa o ensino regular e soma aos conhecimentos adquiridos na sala de aula um reforço que todo pré-vestibulando precisa”.
No município de Itabuna, cerca de 500 estudantes compareceram ao primeiro aulão no auditório do Colégio Estadual Sesquicentenário (Ciso). “Inicialmente, abrimos 800 vagas. Por conta da grande procura, depois do primeiro aulão, estendemos a oferta. Hoje, temos 1.070 inscritos e esperamos o dobro de estudantes para o segundo aulão”, informa a diretora da Direc de Itabuna, Ana Rita Tavares. Ela adverte que o estudante que faltar a três aulões cederá a vaga para o próximo colega da lista de espera.
Em Salvador, o estudante Ricardo Santana estava atento às explicações sobre matrizes energéticas, no ginásio do Colégio da Polícia Militar (CPM) João Florêncio Gomes, no bairro da Ribeira. “Esse reforço é importante para dar maturidade e confiança na hora de responder as provas. Quem estuda e se prepara bem, tem mais chance e aqui, além de conteúdo, ficamos sabendo como os assuntos são cobrados”, diz Ricardo Santana.
Formato multidisciplinar
A estudante Priscila Neves, que também assistiu ao aulão no CPM João Florêncio Gomes, aprovou o formato multidisciplinar para a apresentação dos assuntos. “É bem diferente, cria uma dinâmica legal para a aula. A gente já tem uma base com as aulas normais na escola e com esses assuntos abordados assim. Dessa nova forma, fica ainda melhor para fazer a prova, é um reforço mesmo”, afirma.
No município de Santo Antônio de Jesus, onde dois colégios estaduais têm turma do 3ª ano do ensino médio, 80 estudantes participaram das atividades, por videoconferência. “Essas revisões vão ser ótimas para reforçar o que nós já sabemos e também assuntos que ainda não vimos. É muito bom para nós que vamos prestar vestibular este ano”, afirmou a estudante Ana Larissa, do Colégio Estadual Democrático.
Nenhum comentário:
Postar um comentário