quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Novo medicamento para endometriose chega ao mercado brasileiro

Após mais de 20 anos sem novidades no tratamento da endometriose, chega ao mercado brasileiro o medicamento Allurene (dienogeste), da indústria farmacêutica Bayer HealthCare. Uma única dose diária da droga promete aliviar as incômodas dores associadas à doença e causar poucos efeitos colaterais.
Atualmente, o medicamento para tratar a endometriose considerado pelos especialistas como “padrão ouro” é chamado de análogo do GnRH, que só pode ser administrado por um período de seis meses e tem como efeitos colaterais risco aumentado de osteoporose, ondas de calor, pele seca e dificuldade para ter relação sexual — sintomas bem parecidos com os do período da menopausa.
De acordo com ginecologista Dr. Thomas Faustman, chefe da Área Global para assuntos da Mulher na Bayer HealthCare, a dosagem hormonal do novo remédio é muito baixa, por isso causa menos efeitos colaterais.
— O remédio é de uso contínuo e pode ser administrado em longo prazo. Entre os principais efeitos colaterais podemos destacar dor de cabeça, desconforto nos seios, depressão e alteração do sangramento hormonal. Mesmo assim, foram relatados em poucas pacientes.
Sobre as contraindicações, o médico ressalta que mulheres com tumor de mama e depressão severa não devem usá-lo. Ainda segundo ele, os testes clínicos mostraram que o alívio da dor diminui significativamente nos dois primeiros meses de tratamento.
O medicamento já está disponível nas farmácias de todo o Brasil no valor de R$ 180,00 (caixa com 28 comprimidos). R7.com

Nenhum comentário: