quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Campanha contra raiva animal até esta quinta


Mais de 63 mil cães e gatos já foram imunizados contra raiva animal durante a campanha de vacinação realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica e Centro Municipal de Controle de Zoonoses (CCZ). Este número representa aproximadamente 85% da meta de vacinação estabelecida, que é 74 mil animais na sede e zona rural do Município.

De acordo com a coordenadora do Centro Municipal de Controle de Zoonoses (CCZ), Mirza Carvalho, o balanço da campanha revela que estamos obtendo êxito. “Em nenhuma outra mobilização conseguimos vacinar o total de 63.434 animais, quantidade registrada até terça-feira (7). Os donos dos animais estão mais sensibilizados, reconhecem que vacinar é garantir a saúde do seu bichinho de estimação e colaboraram conosco”, avalia.

A campanha prossegue no município até esta quinta-feira (9) com vacinação nas unidades do Programa de Saúde da Família (PSF) Feira X – I, II, III e V. Nesta quarta-feira (8), a imunização ocorre nos conjuntos Fraternidade, Sítio Matias, Panorama e Francisco Pinto.

Ainda conforme Mirza Carvalho, após o término da campanha, o CCZ continuará disponibilizando a vacina contra a raiva animal. “Aqueles que porventura não acompanharam a programação da campanha e não garantiram a imunização do seu animal, pode conduzi-lo até o CCZ. Lá os agentes de zoonoses irão continuar vacinando cães e gatos”, informa.

Embora não sejam registrados casos de raiva animal desde 2004 em Feira de Santana, a coordenadora do CCZ lembra que a doença possui 100% de letalidade. “O tratamento apenas minimiza o sofrimento do paciente, mas não impede o óbito. Este é um motivo a mais para os responsáveis pelos animais se preocuparem em vaciná-los, para assim manter a saúde deles e a própria”, alerta Mirza Carvalho.

Em caso de dúvidas sobre a vacina, ou solicitação de equipe para vacinar animais no domicílio, basta entrar em contato com a equipe do Centro de Zoonoses, através dos telefones (75) 3223-5655 e 3614-3613.

Nenhum comentário: