quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Campanha de Multivacinação será realizada a partir de sábado

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Divisão de Vigilância Epidemiológica (Viep), já está mobilizando as equipes e unidades de saúde para a realização da Campanha Nacional de Multivacinação, que se inicia neste sábado (18), o Dia D da mobilização, e prossegue até o dia 24 de agosto. A ação visa promover a atualização da caderneta vacinal de todas as crianças menores de cinco anos.
Conforme a chefe da Viep, Janice Estrela, o período será oportuno para os pais ou responsáveis levarem as crianças incluídas na faixa etária de zero a cinco anos para atualizar o cartão de vacinação nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e postos do Programa de Saúde da Família (PSF), que irão disponibilizar todas as vacinas do calendário básico.
Ela informa que os profissionais de saúde irão avaliar as cadernetas de vacinação criteriosamente, para que seja atualizado o esquema vacinal estipulado pelo Ministério da Saúde. “As equipes que estarão promovendo a imunização nas unidades serão responsáveis em checar cartão por cartão, e assim garantir que a vacinação da criança fique em dia. Pedimos a colaboração dos pais, que devem ser os mais interessados em minimizar o risco de doenças que possivelmente a criança pode adquirir caso não seja vacinada”, salienta.
Dentre as vacinas que serão disponibilizadas durante a Campanha de Multivacinação estão as de Hepatite B, Rotavírus, Pentavalente, Pólio Inativa, Febre Amarela, Tríplice Viral, Pneumo 10 Valente, Meningo C, Tríplice Bacteriana (DPT) e Pólio Oral (VOP). No “Dia D” da campanha devem ser mobilizados aproximadamente 500 profissionais, entre vacinadores, motoristas e pessoal de apoio, e as UBS e PSF funcionarão das 8 às 17h. As informações são da Secom.

Nenhum comentário: