sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Hospital do Subúrbio é destaque em publicação mundial



Por Alberto Peixoto

A publicação Infrastructure 100: World Cities Edition, resultado de uma pesquisa patrocinada pela empresa de consultoria KPMG Internacional, sediada na Inglaterra, classificou o projeto baiano de Parceria Público Privada (PPP) do Hospital do Subúrbio como um dos 100 melhores projetos no setor de infraestrutura pública do mundo nos últimos cinco anos.
A partir da análise de mais de 1000 projetos em diversos países considerados inovadores e que, além disso, impactaram positivamente na transformação da realidade social local, foram selecionados em algumas categorias, como por exemplo, no setor de educação e saúde, os 100 que tiveram maior destaque.



O estudo contou com especialistas das mais diversas áreas, representantes de organizações internacionais, como empresas de consultoria, Banco Mundial, Banco Interamericano, ONU, OEA, que foram ouvidas e elencaram os projetos a partir da observação de dois parâmetros: projetos efetivamente inovadores e que produziram um novo modelo de gestão e aqueles projetos que contribuíram para melhorar e alterar a realidade do município ou localidade no qual ele está inserido.
De acordo com a empresa de consultoria, a publicação é um relatório de alto nível, que está em sua segunda edição e seu objetivo é apresentar estes projetos inspiradores de infra-estrutura urbana de todo o mundo. No Brasil, ele destacou 10 iniciativas, o que representa metade da America Latina (20), estando o Hospital do Subúrbio à frente entre os projetos sociais, porque além da ideia em PPP, ele já está implementado em suma.


Para o secretário-executivo do Programa de PPPs e auditor fiscal da Secretaria da Fazenda do Estado, Rogério Princhak, a participação do projeto baiano de PPPs nesta lista global é mais uma forma de reconhecimento. “A grande constatação é que o projeto do Hospital do Subúrbio foi pioneiro no Brasil e na America Latina, reconhecido em diversas reportagens, ou melhor, pela própria população, como um serviço diferenciado na área de saúde. Temos um elevado grau de satisfação por parte da população em relação ao atendimento, tratamento de doenças, tempo de espera, etc”, explicou.
Com atendimento médico prestado pelo setor privado, o Hospital do Subúrbio, que completa dois anos de operação em setembro, tem como maior desafio a grande demanda. “Por ter um nível de atendimento muito bom, a procura passa a ser abundante, tornando-se necessária uma constante atenção da parte reguladora do Estado, para que continue recebendo os pacientes com esse nível de qualidade”, explica Princhak. Ele afirma ainda que a cota contratual relativa ao parceiro privado está condicionada aos seus indicadores de desempenho de qualitativos e quantitativos.

Nenhum comentário: