quinta-feira, 3 de abril de 2014

CPI avalia serviços de telefonia em Feira


 foto
Ligações que não completam, linhas fora de área, cobranças indevidas, sinal ruim e créditos (pré-pagos) descontados indevidamente estão entre as principais reclamações dos usuários de telefonia móvel ou fixa.
A qualidade do serviço oferecido pelas operadoras está sendo investigado em Feira de Santana, nesta quinta-feira, 3. A iniciativa é da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), instalada na Assembleia Legislativa da Bahia, cujo relator é o deputado Joseildo Ramos.
Foi montada uma estrutura no Espaço Marcus Moraes, na avenida Getúlio Vargas, onde as pessoas poderão ir até as 18h prestar a sua queixa. A dona de casa Neuracy Oliveira foi uma das primeiras a chegar. Ela disse estar inconformada com uma cobrança indevida. “Solicitei o cancelamento da minha internet móvel e chegou uma taxa extra para eu pagar”, contou.
Equipe do Procon também está presente no local. O nível de satisfação dos clientes está sendo avaliado no questionário contendo 21 perguntas. As denúncias podem ser anônimas e poderão fazê-la tanto o usuário do serviço quanto lideranças de bairro como representantes de sindicatos.
Segundo o deputado, as empresas de telecomunicações são campeãs de reclamações em todo o país. “Estamos investigando a má qualidade dos serviços e o papel dos órgãos como agentes que fiscalizam, monitoram e defendem os direitos dos consumidores”, afirma. “A insatisfação das pessoas é geral”, acrescentou.
Joseildo Ramos afirmou que em alguns estados onde foi realizada a CPI já houve uma resposta satisfatória às apurações. “As operadoras anteciparam os investimentos previstos, melhoraram os sinais na zona rural e a qualidade do atendimento prestado ao consumidor”, pontuou.
Ele acrescentou, ainda, que vai sugerir aos órgãos competentes que adotem as medidas cabíveis. “A Anatel não cumpre o papel de intermediar a fiscalização e punição das operadoras, bem como de proteger os consumidores”.
Feira de Santa foi a primeira cidade a receber a CPI itinerante. Ela será levada para Porto Seguro, Itabuna, Alagoinhas, Salvador, Jequié, Vitória da Conquista, Juazeiro, Barreiras e Paulo Afonso. Ascom/PMFS

Nenhum comentário: