segunda-feira, 7 de abril de 2014

Sociedade de Cardiologia promove ação de combate a hipertensão


Adquirir hábitos saudáveis é um desafio na correria do cotidiano atual. Mas a ação simples pode ajudar a prevenir um série de doenças do coração, a exemplo da hipertensão arterial. Pensando em chamar atenção da comunidade para a importância não somente de mantar hábitos saudáveis, mas também de realizar exames preventivos com frequência, a Sociedade Brasileira de Cardiologia Regional Feira de Santana deu início ao projeto SBC nos Bairros. A iniciativa consiste em levar para as comunidades, serviços de saúde e de prevenção de doenças cardíacas, através de uma equipe multiprofissional composta por cardiologistas, enfermeiros, nutricionistas e educadores físicos.

 Na manhã desta segunda-feira (07) foi a vez da comunidade do George Américo receber o projeto, que tem o apoio da Prefeitura Municipal. Durante toda a manhã, os moradores assistiram palestras na Policlínica do bairro e contaram com os serviços de aferição de pressão arterial e glicemia capilar.

 A dona de casa Maria Pereira, de 59 anos, afirmou ter adorado as palestras. “Eu trouxe minha mãe ao posto e acabei ficando para a palestra que esclareceu muitas dúvidas”, contou.

 O metalúrgico Manuel Carlos Oliveira, de 55 anos, ficou feliz com o projeto e disse que foi ao posto justamente para tentar marcar um cardiologista. “É muito bom fazer esse acompanhamento perto da gente. Devia ter em todos os bairros, pois tem muita gente com problemas como a pressão alta e não sabe”, avaliou Manuel.

 Para o cardiologista Israel Reis, membro da diretoria da SBC e um dos coordenadores do projeto, a ação tem o objetivo de alertar a população para a rotina preventiva. “As doenças do coração ainda são uma das principais causas de morte no país e a falta de informação e dos cuidados necessários podem contribuir para este índice. Chegar até a comunidade para dialogar diretamente com as pessoas é uma alternativa para democratizar a prevenção”, pontuou Israel, que foi um dos palestrantes da manhã.

Nenhum comentário: