quinta-feira, 1 de junho de 2017

Orquestra Sinfônica Brasileira fará apresentações para arrecadar recursos para os músicos

A Orquestra Sinfônica Brasileira fará apresentações neste fim de semana com bilheteria destinada aos músicos. Eles estão sem receber salários desde novembro do ano passado, devido a falta de repasses da prefeitura.

 O grupo vai realizar dois concertos. O violinista búlgaro Nikolay Sapoundjiev mora no Rio de Janeiro há 7 anos e reconhece a gravidade da situação pela qual ele e seus colegas estão passando.

 A primeira apresentação especial será neste sábado, às 5 horas da tarde, na Escola de Música da UFRJ, na Lapa, zona Central do Rio. Os ingressos podem ser trocados por doações de qualquer valor em dinheiro ou de alimentos não perecíveis.

 O segundo concerto acontece, no domingo, às cinco da tarde, na Sala Cecília Meireles, também na Lapa. Os ingressos custam 50 reais a inteira e 25 reais a meia-entrada.

 As apresentações têm regência do Maestro Roberto Tibiriçá e contam com o apoio de colegas da Orquestra Petrobras Sinfônica, da Sinfônica da UFRJ e da Sinfônica da UFF.

 Procurada, a Secretaria Municipal de Cultura informou que a gestão atual não vai apoiar financeiramente a orquestra. Segundo a nota, mesmo que houvesse dinheiro, a dívida contratual da Sinfônica com a administração passada impediria os repasses.

 Ainda de acordo com o texto, a prefeitura tentará achar possibilidades de autossustentação para a orquestra junto à Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria de Cultura do estado.

 A Orquestra Sinfônica Brasileira foi fundada em 1940 e atualmente conta com 90 músicos. Mais de 5 mil concertos foram realizados durante 76 anos de trajetória.

 Entre as apresentações mais marcantes, estão a abertura da terceira edição do Rock in Rio, em 2001, e um espetáculo para mais de 100 mil pessoas na Praia de Copacabana em 2010, data em que completou 70 anos de existência.
Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário: