quinta-feira, 1 de junho de 2017

Programa oferece atendimento odontológico a pessoas com deficiência


Há mais de 15 anos, o projeto 'A Última Porta', desenvolvido pelo Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), em Salvador, oferece atendimento humanizado em odontologia para pacientes com necessidades especiais. Toda semana, durante quatro dias, o cirurgião-dentista Mizael Cardoso e uma equipe multidisciplinar ofertam serviços para pacientes vindos de todo o estado.

 Autistas, esquizofrênicos, paraplégicos e portadores de Síndrome de Down, lesões cerebrais e deficiência mental são acolhidos pela iniciativa, única na capital com este perfil. São três dias dedicados ao atendimento ambulatorial e o quarto para o centro cirúrgico.

 Ganhador do segundo lugar do Prêmio de Boas Práticas em 2013, o projeto alcançou reconhecimento. Além disso, o método de atendimento foi disseminado em Vitória da Conquista em dezembro passado, quando foram realizadas capacitações, com aulas práticas e teóricas, dedicadas à equipe do Hospital Geral de Vitória da Conquista, que já opera nos mesmos moldes do projeto no HGRS.

 A proposta é replicar o modelo também em Jequié e Feira de Santana. “Estou muito feliz por conta do retorno que ele [o projeto] obteve. É muito benéfico que possamos receber pessoas que são desassistidas. Com a premiação, passamos a ser bem mais conhecidos e isso ajuda muito”, comenta Cardoso.

 Cuidado e atenção

 Paciente desde os primeiros anos do projeto, Maria de Lourdes dos Santos, 58 anos, começou a frequentar os corredores do HGRS em busca de atendimento para ela e para a filha, Ana Maria, 31. Moradora de Pirajá, Maria agora conseguiu inserir o filho, Josué Barreto, 37. “O atendimento é ótimo, não tenho nada do que me queixar. Mesmo longe de casa, vale muito a pena vir até aqui”.

 A satisfação de Maria de Lourdes não é à toa. A equipe de dez pessoas, entre dentistas, auxiliar de saúde bucal e técnico de saúde bucal, é especialmente treinada para lidar com pacientes que demandam maior atenção e cuidado – não apenas profissional, mas também humano. “Nossa equipe é o diferencial do programa”, conclui Cardoso. O trato com os pacientes é essencial, uma que vez que 90% dos procedimentos realizados pelo projeto é ambulatorial.

 E todo o cuidado no atendimento não é sentido apenas pelos pacientes, mas também por toda a equipe. “Para nós é muito gratificante o retorno que recebemos. Um paciente de Jequié nos retornou contato para agradecer pelo atendimento prestado em Vitória da Conquista, durante a capacitação do Hospital Geral da cidade, por conta da presteza e da oportunidade de ser tratado pela equipe de Salvador”, observa Sandra Regina Oliveira de Morais, que integra o programa do HGRS.

 Boas práticas 

 Projetos como o A Última Porta, desenvolvidos por servidores estaduais com o objetivo de promover um ambiente de trabalho decente ou novas práticas que estimulem a criatividade, produtividade, eficiência, economicidade e melhoria da qualidade do serviço público, podem ser inscritos na nona edição do Prêmio de Boas Práticas.

 Podem participar servidores dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além do Ministério Público e Defensoria Pública. As inscrições estão abertas até o dia 31 de julho, no Portal do Servidor.

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