quinta-feira, 28 de junho de 2018

Associações são capacitadas para operação e manutenção preventiva de tratores agrícolas

Associações comunitárias rurais são capacitadas em operação e manutenção preventiva de tratores agrícolas

A Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), realiza, até esta sexta-feira (29), mais uma rodada do Curso de Operadores de Máquinas Agrícolas. A ação, voltada para representantes de associações comunitárias rurais beneficiadas com tratores entregues pelo Governo do Estado, é executada pela Coordenação de Mecanização Agrícola da empresa.

 O treinamento, com carga horária de 15 horas, tem o objetivo de orientar os representantes das associações quanto à manutenção preventiva do trator, bem como o manuseio e cuidado com a gestão da máquina.

 Presidente da Associação Comunitária Rural de Santa Bárbara e Adjacências, do município de Feira de Santana, Geisa da Conceição dos Santos avaliou positivamente o curso. “Foi bastante proveitoso e objetivo. O instrutor soube conduzir o curso, para que, tanto os presidentes de associação quanto os tratoristas, conseguissem entender, de forma clara, como devem ser os cuidados com o trator. Também foi muito interessante ter o conhecimento sobre a máquina, sobre a forma de conduzir e sobre a gestão, para que a associação não passe por situações difíceis lá na frente”.

 Para José Carlos Onofre, operador de trator da Associação Comunitária de Água Boa, município de Coração de Maria, o curso foi importante para adquirir novos conhecimentos e tirar dúvidas. “Aprendi muitas coisas que podem me ajudar no meu trabalho, além de desenvolver a minha capacidade de realizar o trabalho de forma mais eficiente”.

 Essa rodada de cursos, que começou na terça (26), contemplou as associações Comunitária de Santa Bárbara e Adjacências e Rural Comunitária dos Moradores de Pau Seco, de Feira de Santana; Comunitária de Água Boa, em Coração de Maria; Cabeça da Vaca, em Santo Estevão; Comunitária Pindobeira e Mamoneira, Comunitária do Tomba, Comunitária Rural do Mocó e Adjacências e Secretaria de Agricultura do município de Santa Bárbara.

 Estão sendo capacitadas ainda as associações Comunitária Cipó do Leite, de Valente; dos Trabalhadores Rurais de Jenipapo e Sete Ferros, de Biritinga; Desenvolvimento Comunitário do Povoado de Itapicuru, de Monte Santo; Comunitária dos Amigos do Centro São João de Deus, de Ichu; Comunitária de Vertente e Central das Associações Rurais, de Serrinha; e União Faz a Força Fazenda Morro do Mamote, de São Domingos.

Nenhum comentário: