segunda-feira, 25 de junho de 2018

Última semana de festejos juninos agita largos do Pelourinho

Última semana de festejos juninos agita Largos do Pelourinho

O ciclo de festejos juninos que movimenta os largos Tereza Batista, Pedro Archanjo e Quincas Berro D’Água, em Salvador, será encerrado na última semana de junho. Sempre abertos ao público, os shows de forró ficam por conta de artistas como Zé de Tonha, Cello Costa, Neto de Procópio, entre outros nomes da cena musical baiana.

 Já o bloco Cortejo Afro dá início aos ensaios 2018 e entra no clima junino com o evento 'Licortejo'. A agenda também abre espaço para o samba, com as bandas Fuzukada e Samba Trator. Já a Banda Arapuka presta tributo a Raul Seixas. Por fim, o Festival da Liga do Samba Junino garante a animação da semana.

 Na segunda-feira (25), será realizada mais uma edição da Oficina de Capoeira Angola, sob comando do Mestre Raimundo Noronha, a partir das 16h, no Largo Tereza Batista. O evento é aberto ao público e volta a acontecer no mesmo local na quinta-feira (28).

 O samba chega no Largo Pedro Archanjo na terça (26), com o show do Samba Trator. Em clima junino, o grupo segue com repertório especial para o público, garantido a diversão às 20h. A noite ainda tem forró com a banda Zé de Tonha, que envolve musicas autorais e sucessos de Luiz Gonzaga, além do Xote e Baião para animar o público em mais uma opção gratuita, às 20h, no Largo Quincas Berro D’Água.

 No fim da tarde de quarta (27), às 16h, tem show da Banda Simpatia, que apresenta como convidados o Samba do Negro Lindo e Os Santinhos, no Largo Quincas Berro D’Água. A apresentação é aberta ao público. No mesmo dia, acontece mais uma edição do evento Avante Brasil, com show do Samba Fuzukada, às 17h no Largo Pedro Archanjo; a entrada é gratuita.

 Na quinta (28), a 1ª Raulzada no Pelô presta homenagem e tributo ao cantor e compositor Raul Seixas, que completaria 73 anos na data. O evento inclui show da Banda Arapuka, liderada pelo vocalista Marcus Clemente, que é considerado um dos maiores intérpretes das músicas de Raul. A apresentação está marcada para as 20h, no Largo Pedro Archanjo, também aberto ao público.

 O dia ainda abre espaço para o primeiro ensaio do bloco Cortejo Afro com as batidas da percussão em clima junino, no evento intitulado 'Licortejo'. Portella Açúcar, Aloísio Menezes e a performance de Veko Araújo garantem a animação da festa e repertório especial com músicas e clássicos do forró. O ensaio começa às 20h, no Largo Quincas Berro D’Água, com ingressos R$ 20 (meia) e 40 (inteira).

 São Pedro

 Na sexta (29), dia dedicado a São Pedro, os três largos recebem programação especial. No Largo Pedro Archanjo, o forró é garantido por Jorge Gonzaga e Trio Nordestino, a partir das 20h. Em seguida, no mesmo palco, às 22h30, é a vez de Dinho Oliveira animar o público.

 O Largo Tereza Batista terá Forró Pé de Serra, com Neto de Procópio e Trio Nordestino, a partir das 20h. No mesmo palco, às 22h30, quem comanda a festa é a Banda Forró Sarakura. O Largo Quincas Berro D’Água recebe apresentação da banda Arrankabeijo, às 20h, seguida pelo forrozeiro Cello Costa, às 22h30.

 A agenda de junho será encerrada com o Festival da Liga de Samba Junino, que chega à terceira edição neste sábado (30). Os Muladtos, Roda de Samba Mucum’G e banda Bicho de Cana se apresentam nos largos Tereza Batista, Pedro Archanjo e Quincas Berro D’Água, das 19h às 23h. O evento é aberto ao público.

 A programação do Pelourinho tem apoio da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), por meio do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) e do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac).

Nenhum comentário: