sexta-feira, 29 de junho de 2018

Exposição sobre o 2 de Julho celebra processo de independência da Bahia


Até o dia 12 de julho, a exposição ‘02 de Julho: Caminhadas Patrimoniais’, retrata momentos importantes da luta por liberdade do povo baiano em busca da independência da Bahia. A iniciativa conta com patrocínio integral de recursos do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA) e compõe o projeto Caminhadas Patrimoniais, aprovado pelo Edital Setorial de Patrimônio Cultural, Arquitetura e Urbanismo, através do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac). As obras estão expostas no terceiro piso do Shopping Piedade, em Salvador, com entrada gratuita.

 A mostra é composta por 10 totens que abordam a representação simbólica da independência através de monumentos históricos em três municípios do Recôncavo: Cachoeira, São Félix e Santo Amaro. “É uma forma fazer estudar o processo de emancipação política do Brasil, que teve início aqui no nosso Estado, destacando a importância das cidades que tiveram participação direta nesse processo político e social, fazendo um link com patrimônio material desses lugares”, afirmou a coordenadora de editais do Ipac, Ana Cristina Coelho.

 A ação também objetiva tirar dúvidas sobre o processo da independência, como conta a historiadora Tamires Costa, uma das idealizadoras do projeto. “Esse projeto consegue fazer esse percurso, saindo do recôncavo, passando por algumas cidades até chegar à capital, falando dessa memória tão importante para o nosso povo. É importante porque as pessoas passam a conhecer mais detalhadamente sobre o processo de independência que foi iniciado em Cachoeira em 25 de Junho e culminou no dia 2 de Julho.”

 A vendedora Telma Soares, aproveitou o horário de almoço para ampliar os conhecimentos sobre a história baiana. “Achei ótimo, estava saindo aqui do shopping e me deparei com essa exposição aqui. Fiz uma leitura rápida e já aprendi algumas coisas que não sabia sobre a nossa independência. Na volta pra casa vou passar aqui novamente para continuar lendo”.

Nenhum comentário: