quinta-feira, 28 de junho de 2018

Mutirão Pacto pela Vida leva serviços de cidadania para Itapuã

Aconteceu nesta quinta-feira (28) o Multirão Social Pacto Pela Vida em Itapuã, na sede do bloco afro Malê de Balê.

A comunidade do entorno da Lagoa do Abaeté, em Itapuã, recebeu nesta quinta-feira (28) serviços de cidadania e ações educativas. Iniciativa da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado (SJDHDS), mais uma edição do Mutirão Social Pacto pela Vida aportou no bairro, atendendo os moradores da região na sede do Male Debalê, até às 16h.

 Entre os serviços oferecidos estão a emissão de Cadastro de Pessoa Física (CPF), Carteira de Trabalho, certidões de nascimento e casamento e segunda via da carteira de identidade. Ainda integram a lista de ações atendimentos jurídicos do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), orientação para emissão de Passe Livre e da Defensoria Pública, cadastro no Programa Identidade Jovem, bem como o serviço de intermediação para o trabalho do Sinebahia.

 De acordo com o titular da SJDHDS, Cezar Lisboa, “a ação envolve várias secretarias de governo e faz parte da Caravana da Cidadania. Neste Mutirão, os esforços foram unidos com o Malê Debalê, que já faz um trabalho com a comunidade, sobretudo na área cultural. Este é um meio encontrado pelo governo para fazer ações sociais em bairros que, sobretudo, sejam formados por populações mais vulneráveis e situações que envolvem a questão da juventude”, afirmou.

 A sede do Malê Debalê ficou lotada. O presidente do bloco, Cláudio Araújo, lembra que “essa ação é um amparo do Governo do Estado, que se sensibilizou e foi prestar atendimento à comunidade da Baixa do Soronha e adjacências”. Desempregada, a moradora da Baixa do Soronha Marli Tavares foi à procura dos serviços do Sinebahia. “Estou sem trabalhar há três anos. Ter a oportunidade de fazer essa busca perto de minha residência, sem ter que ir muito cedo para longe, é bem melhor”, declarou.

 Próximas edições 

 No próximo mês, haverá edições do Mutirão Pacto Pela Vida na capital e interior. No dia 06 de julho, o município de Mairi, no Centro-norte baiano, recebe o evento e, em Salvador, Paripe será um bairro beneficiado pela ação, ainda sem data definida. Parte do programa Pacto Pela Vida, o Mutirão é uma das estratégias adotadas para a aproximação com as comunidades e enfrentamento à violência, em áreas de vulnerabilidade social do estado. Além de Itapuã, bairros como Paripe e Calabar já foram beneficiados este ano.

Nenhum comentário: