quarta-feira, 20 de junho de 2018

Decoração do Pelourinho homenageia símbolos de festejos juninos


As ruas do Pelourinho ganharam um colorido especial para celebrar o período das festas juninas. Neste ano a decoração faz referência ao tema ‘Os Símbolos dos Festejos Juninos’ e foi finalizada na madrugada desta quarta-feira (20). Entre os elementos da cultura nordestina, estão presentes balões, triângulos, sanfonas e bandeirolas nas ruas de um dos principais pontos turísticos da capital baiana. No total, são 35 mil metros de bandeirolas utilizados na ornamentação de uma área de 780 mil metros quadrados.

 A proposta é representar um verdadeiro ‘arraiá’ para surpreender baianos e turistas com peças cheias de riquezas de detalhes feitos à mão. A referência aos três santos do mês, Santo Antônio, São João e São Pedro, também está presente. A responsável por coordenar todo o trabalho de decoração do Centro Histórico é artista plástica Telma Calheira, que há 20 anos encara o desafio de encantar as pessoas por meio de elementos decorativos. “É muito gratificante fazer esse trabalho porque representa a preservação da nossa cultura. Aqui no Centro Histórico eu tenho um cuidado todo especial para não agredir a beleza natural deste local. A ideia é fazer as pessoas se encantarem com os elementos da nossa festa nordestina que deve ser valorizada”, revela.

 A artista ainda revela que todas as peças utilizadas na decoração foram produzidas por artesãos do município de Ibirataia, a cerca de 400 quilômetros de Salvador, onde está instalado o seu galpão. “Não é apenas decoração, é geração de trabalho para muitas famílias. Quando o Governo do Estado nos procurou mobilizamos uma equipe de aproximadamente 70 pessoas, profissionais como costureiras, serralheiros, carpinteiros. São essas pessoas que trazem essa magia para as ruas do Pelourinho. O nosso sentimento é de felicidade por entregar um trabalho bem acabado”.

 A turista paulista Juliana Emy já esteve no Pelourinho outras vezes, mas nunca no período de São João e ficou encantada com a decoração do local. “Fiquei supresa porque não estava sabendo da festa de São João e foi muito gratificante chegar aqui e ver toda essa decoração. Acho que combina muito com a energia do povo de Salvador e fiquei apaixonada por tudo que vi”, revelou.

 A programação dos festejos juninos no Pelourinho será iniciada nesta sexta-feira (22) e vai até domingo (24), com 15 atrações por dia.

Nenhum comentário: