segunda-feira, 4 de junho de 2018

Hemoba lança campanha para garantir estoque durante festas juninas e Copa do Mundo

Em função do período de festas juninas e do início da Copa do Mundo Fifa 2018, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) lança a campanha ‘Doadores Hemoba – Façam parte da nossa seleção`. O objetivo é mobilizar os doadores para reestabelecer os estoques de sangue da fundação e garantir o atendimento regular das ocorrências comuns durante este período.

 O mês de junho reúne diversos fatores que aumentam a preocupação com os estoques de sangue da Hemoba. Festejos típicos de São João, cultura de fogos de artifício e o início do Mundial de Futebol são elementos que geram eventos e intensa movimentação nas cidades e nas rodovias do estado. Como consequência, é esperado um possível aumento de registros de acidentes automobilísticos e com queimados, endossando a necessidade de transfusões sanguíneas.

 Alinhado a isso, desde abril, a fundação observa uma redução de 30% a 50% no número de candidatos à doação. Embora tenha adotado diversas estratégias de captação de voluntários, a instituição permanece com estoques críticos. A baixa nos estoques se dá pela menor incidência de candidatos em períodos chuvosos e pelas baixas temperaturas, situação que se repete a cada ano.

 Com o lançamento da campanha, a Hemoba convoca a população para vestir a camisa da solidariedade e entrar em campo doando sangue. As doações irão contribuir para fornecimento efetivo de hemocomponetes para centenas de unidades de saúde dos 417 municípios da Bahia.

 Onde doar

 Os interessados têm à disposição 29 unidades de coleta distribuídas em todas as regiões da Bahia. Quatro delas são unidades móveis (Hemóveis) que buscam se aproximar do doador e ampliar o acesso ao serviço. Os endereços e horários de atendimento das unidades fixas de coleta, assim como o roteiro semanal dos Hemóveis, estão disponíveis no site da fundação.

 Para doar

 Os candidatos devem ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal) e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional. Além disso, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 quilos, sendo necessário estar bem alimentado e tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura.

 Doar sangue é simples, rápido e seguro. O organismo repõe o volume de sangue doado nas primeiras 24 horas após a doação. Todo o material utilizado na coleta é descartável, o que elimina qualquer risco de contaminação para o doador. Candidatos à doação de sangue que tenham sido vacinados recentemente contra a gripe ficam inaptos por 48 horas, a contar da data da vacinação.

Nenhum comentário: