O Museu do Recolhimento dos Humildes, em Santo Amaro, está com inscrições abertas para o ‘Curso de Introdução à Linguagem Cinematográfica’, em parceria com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Com carga horária de 36 horas, o curso será realizado entre os dias 8 e 24, com orientação da professora Ludmilla Carvalho.
O objetivo da atividade é apresentar os principais elementos estéticos e poéticos de composição das obras audiovisuais narrativas (filmes ficcionais, documentários e séries de televisão), para que os participantes possam, em seguida, produzir análises e interpretações individuais. As aulas vão ocorrer no Museu do Recolhimento dos Humildes, às sextas-feiras, das 9h às 12h. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até esta segunda-feira (4), pelo e-mail ludmila@ufrb.edu.br.
“Estamos desenvolvendo diversas propostas de educação patrimonial; dentre as atividades de 2018 teremos quermesses, oficinas de artes, culinária regional, música, costura, exposições temáticas, saraus, leituras e mostras literárias do Recôncavo, como o cordel e as manifestações artísticas da região”, explica a coordenadora de articulação do Museu do Recolhimento dos Humildes, Paola Publio. O projeto faz parte da extensão do Laboratório de Análise do Audiovisual da UFRB.
O museu
Instalado no Convento de Nossa Senhora da Conceição dos Humildes, em Santo Amaro, o Museu do Recolhimento dos Humildes é datado de junho de 1980. De propriedade da Congregação de Nossa Senhora dos Humildes, o acervo é composto por imagens sacras delicadamente ornamentadas pelas recolhidas, além de cristais, pratarias, mobiliário, porcelanas, paramentos, rendas e alfaias (objetos litúrgicos).
São cerca de 500 peças datadas do século XIX e tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Já o prédio é tombado como Patrimônio da Bahia pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac). O Museu do Recolhimento dos Humildes é administrado por meio de um convênio de cooperação técnica e administrativa pela Diretoria de Museus do Ipac (Dimus), unidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (Secult).
Nenhum comentário:
Postar um comentário