quarta-feira, 29 de junho de 2011

Desemprego em Salvador e região é o menor desde 1996, diz pesquisa

A taxa de desemprego de Salvador e Região Metropolitana (RMS) passou de 15,7% para 15,6% no mês de maio, conforme pesquisa realizada pela Superintendência de Estudos Econômicos, em parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Essa é a menor taxa registrada desde o começo da série, em 1996.

O índice é corresponde à redução de duas mil pessoas no contingente de desempregados, estimado em 286 mil pessoas. De acordo com o Superintedência de Desenvolvimento Econômico do Estado da Bahia, (SEI), as três mil vagas de emprego na região abrangeu parte do contingente de desempregados. Com base na pesquisa, a taxa de emprego em aberto permaneceu estável em 10,2% e a de desemprego oculto passou de 5,5% para 5,4%.

Ainda em maio, o número do contingente de ocupados aumentou em três mil pessoas, totalizando número estimado de 1.548. A pesquisa revela que a ocupação das pessoas foi maior no comércio (3,3%), seguido pela indústria (4,9%) e depois outros setores (4,9%), que inclui serviços domésticos e outras atividades. No setor da construção civil (não informado), o índice se manteve estável e diminuiu no setor de serviços (2%). Para a pesquisa, o termo ‘ocupação de pessoas’ é denominado para os indivíduos que, nos sete dias anteriores ao da entrevista, possuem trabalho remunerado exercido regularmente, com ou sem procura de trabalho; ou que, neste período, possuem trabalho remunerado exercido de forma irregular.

Já os trabalhadores assalariados registraram aumento em relação ao mês anterior em 15 mil pessoas (1,4%). Também houve acréscimo de trabalhadores com carteira assinada em 21 mil (2,9%).

Nenhum comentário: