sábado, 19 de outubro de 2013

Fazendário é destaque na Feira do livro de Feira de Santana



De tanto contar histórias curiosas que ouvia na época em que trabalhava na Chapada Diamantina, o fazendário Alberto Peixoto, agente de tributos lotado na Gerência de Cobrança da Região Norte, foi incentivado pelos colegas a registrar tudo em um livro. Surgiu, então sua primeira obra, o livro 'Estórias que Deus duvida', lançado em 2003 pela editora Omnira.


"A inspiração para escrever surgiu dos 'causos' que eu ouvi e vi trabalhando na linda Chapada Diamantina. São histórias 'cabeludas' que, contadas em outras regiões, com certeza diriam que era mentira. A princípio, tive resistência, mas para fugir da 'perseguição' de meus colegas de Unidade Móvel Fiscal (UMF), Carmélia Gonçalves e Carlos Raimundo Ferreira, que insistiam para que eu escrevesse, não tive alternativa. Graças a Deus e a estes meus grandes amigos, o livro 'Estórias que Deus Duvida' já está na sua 3ª edição. Assim começou minha vida literária".


O livro foi um dos destaques na sexta edição do Festival Literário de Feira de Santana, realizado pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) em setembro, tendo boa repercussão na imprensa local. Além do 'Estórias que Deus duvida', Alberto é autor de outros três livros - 'O enterro da sogra', 'O último espermatozóide' e 'Dasdores: a difícil vida fácil' - e 12 coletâneas produzidas em parceria com colegas. O fazendário também escreve artigos para o jornal Grande Bahia, o blog Foto&grafia e o site rg3.net.


Alberto Peixoto é reconhecido como um dos grandes autores da região, ocupando a 26ª cadeira da Academia de Letras do Recôncavo. Recebeu diversos prêmios de melhor escritor em festivais locais, como o Encontro de Figuras Populares de Feira de Santana; Troféu Tracajá 2009; Feira do Livro 2012 e 2013; Festival da Cachaça 2005, em Camaçari; Feira de Cultura e Arte Capuchinhos em 2011 e 2012; e no Prêmio Fama de melhor escritor nos anos de 2009 a 2012.

                                                      Ana Claudia Serafim Ascom/Sefaz

Nenhum comentário: